DirectX e Open Gl prometem performances iguais às do Mantle.

O DirectX e o OpenGl não parecem querer ficar atrás do Mantle. E apesar de para já se ficarem pelas intenções, há já promessas de que irão melhorar as suas performances.

directx-logo-2012-download-games-free

Segundo alguns extractos já conhecidos das futuras apresentações do DirectX e Open GL que serão realizadas na Game Developes Conference 2014, o DirectX e o Open Gl prometem vir a oferecer acessos de baixo nível de forma a reduzir o chamado “overhead” e melhorar as performances, tal como acontece com o Mantle.

Eis um pedaço da apresentação (e desconhecemos se efectivamente o mesmo é real).

 Nesta sessão vamos discutir futuras melhorias no Direct3D que permitirá que programadores  um nível sem precedentes de controle do hardware reduzindo as sobrecargas no CPU num amplo ecossistema de hardware. ”

Publicidade

Retomando o nosso artigo

À quase 20 anos que o DirectX tem sido a plataforma usada por programadores para criar os jogos mais rápidos e visualmente mais impressionantes do planeta.

No entanto, pedem-nos fazer mais. Vocês pediram-nos para trazer o API para mais perto do “metal” e para fazê-lo em uma variedade inigualável de hardware. Também nos pediram para melhorar as melhores ferramentas para que se possa espremer até a última gota de desempenho do seu PC, tablet, telefone e consola. ”

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A sobrecarga das drivers tem sido uma realidade frustrante para os programadores de jogos desde sempre na indústria de jogos para PC . Em sistemas de desktop , sobrecarga das drivers  pode diminuir a taxa de fotogramas , enquanto que em dispositivos móveis esta sobrecarga incide de forma mais penosa, roubando tanto a vida da bateria como nos fotogramas. Nesta sessão patrocinada e sem precedentes, Graham Sellers (AMD) , Tim Foley (Intel) , Cass Everitt (NVIDIA ) e John McDonald ( NVIDIA ) vão apresentar conceitos de alto nível disponíveis em implementações de OpenGL já existentes que reduzem radicalmente a sobrecarga das drivers em 10x ou mais . As técnicas apresentadas serão aplicadas a todos os principais fabricantes de placas e são adequadas para uso em múltiplas plataformas. Além disso, eles irão demonstrar exemplos práticos das técnicas de acção em uma framework open source. “

Ao que se entende, e isso era algo já conhecido, existem já algumas implementações realizadas no Open GL que se aproximam do que o Mantle faz, mas sem que tal seja uma realidade para todas as situações. É por isso desconhecido quando é que os primeiros jogos Open GL e particularmente DirectX irão tirar vantagem de possíveis técnicas e melhorias, bem como até que ponto o conseguirão fazer.

A questão é ambos os APIs já existem e os seus problemas estão bastante enraizados, ao passo que o Mantle foi pensado de desde sempre para este tipo de optimização. Daí que mais do que boa vontade, obter-se uma boa e perfeita optimização do DirectX e Open Gl pode demorar tempo… bastante tempo.

Seja como for, é bom saber-se que se está a trabalhar nisso. Nós, os gamers, só temos a ganhar! Agora a questão é apenas uma: Se os criadores de software se queixavam à tanto tempo, porque motivo só agora, depois de ameaçados pelo Mantle, é que estes senhores se resolveram mexer?

Publicidade

Posts Relacionados