Jun 172012
 

Quando ninguém esperava, eis que um documento oficial da Microsoft contendo 56 páginas de informação apareceu na internet, contendo dados sobre a futura Xbox 720. Estes documentos, colocados no site scribd.com, foram entretanto removidos devido a um pedido da empresa de advogados Covington & Burling que representa a Microsoft. Mas eis o que se conseguiu apurar sobre a nova Xbox 720. E as novidades são muitas.

De referir que, apesar da intervenção da empresa da advogados da Microsoft, o documento não foi reconhecido como oficial (o que naturalmente, mesmo que fosse, nunca aconteceria).

Novidades oficiais sobre a Xbox 720

Preço

Para começar a microsoft planeia simplesmente aniquilar a concorrência com o preço da sua nova consola. É que de acordo com o documento a consola será vendida a 299 dólares (o que na habitual conversão 1:1 do dólar para o euro traria a consola a 300 euros). E este preço para uma nova consola com as capacidades de uma Xbox 720 é algo de arrasador e que dificilmente a concorrência conseguirá acompanhar.

Lançamento

O documento fala de um possível lançamento desta nova Xbox 720 com Kinect 2 para o período de férias de 2013, o que situaria o lançamento entre Julho a Setembro de 2013. O documento continha um Roadmap com a previsão de lançamentos para a divisão Xbox que incluía um período desde meados de 2010 até 2015.

O hardware da Xbox 720

A folha de especificações presente no documento era bastante explicita. A consola terá entre 6 a 8 processadores ARM/Intel x86 que correrão a 2GHz, possuindo ainda mais um processador com 3 Núcleos PowerPC, ou seja, exactamente o mesmo CPU da Xbox 360, de forma a garantir a total retro-compatibilidade.

A memória RAM do sistema será de 4 GB, possuindo um leitor Blu-Ray com capacidade para discos de 50 GB.

A existir alguma veracidade nestes dados a próxima consola será entre 6 a 8 vezes mais potente que a actual.

A Consola terá baixos consumos energéticos de forma a poder manter-se sempre ligada e servir como um media HUB caseiro. Um conjunto de chips dual core paralelo permitirá que a consola mantenha esse uso, mesmo quando se encontra em modo de jogo, de forma a não serem afectadas as suas performances quando solicitada para outras funções.

A folha fala ainda de uma suposta compatibilidade com as normas Wimax e HSDPA, standards relacionados com redes moveis, mas cujo uso não era abordado no documento.

O Kinect 2 e o Projecto Fortaleza (Óculos Kinect)

A Xbox 720 será lançada com uma versão 2 do Kinect, capaz de detectar até quatro jogadores em somultâneo que possuirá um processador dedicado para esse processamento, uma câmara mais potente, e um microfone de maior qualidade para reconhecimento vocal. Este novo Kinect será igualmente capaz de operar em espaços mais reduzidos, permitindo o seu uso em apartamentos pequenos.

No entanto fala-se aqui de algo que para nós é novidade. O projecto Fortaleza, um conjunto de óculos dedicado ao Kinect que será lançado em 2014, e que funcionarão muito da mesma forma que os actuais óculos da Google, colocando uma layer de informação sobre as lentes transparentes tal como acontece nos Head Up Display de aviões ou mesmo automóveis.

When the Xbox 720 launches in 2013, according to this unconfirmed information, it will come bundled with the Kinect 2. An “incremental” upgrade to the current motion controller, the Kinect 2 will allow four players to simultaneously waggle at their television. It will feature a dedicated hardware processor, a more accurate camera, and a higher-quality microphone for voice recognition. Smaller apartments will also be able to get in the mix, as the Kinect 2 will be equipped to deal with spaces that are closer, wider, and deeper. Also, and here’s the megaton, Kinect 2 can be controlled by players that are sitting down.

Este projecto será inicialmente colocado à venda para a consola, mas futuramente terá integração com os telefones 4G que usem o Windows 8.

Jogos na Cloud

Os jogos na Cloud estão relacionados com a Xbox 720, mas não só, estando directamente ligados ao futuro de todas as consolas. E o documento nesse aspecto parece claro ao dar a entender que a Xbox 720 é uma consola para a vida, uma vez que será a última consola da Microsoft.

É que a empresa pretende lançar em 2015 um sistemas de jogos por Streaming e que teoricamente permitirá jogar todos os jogos presentes e futuros, sem que nunca se necessite de melhor hardware do que o apresentado pela Xbox 720.

O documento fala mesmo da possível aquisição do Onlive, algo que se falou que a Sony poderia vir a fazer.

Conclusões

Este documento traz grandes novidades para a mesa, e a ser verdadeiro será a ruína da Sony e da Nintendo. Uma consola com estas capacidades a este preço arruinará toda a possibilidade de vendas de uma WiiU, bem como aniquilará a Sony à partida. Actualmente, dadas as graves dificuldades económicas que a empresa nipónica atravessa, a mesma nunca conseguirá acompanhar estes preços aguentando prejuízos de vários milhões durante anos até os preços começarem a compensar. E tudo isso em competição directa com a Microsoft, o que não lhes dá qualquer garantia de sucesso no futuro.

Falta agora saber se o documento é real, ou se a sua fuga foi propositada de forma a criar receios na concorrência de forma a que esta se afaste antes do lançamento de novas consolas.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.