Doom beneficia bastante do Vulkan. Ganhos até 60%!

A id Software lançou um patch para o DOOM que adiciona suporte Vulkan. E os ganhos são de 60%!

Doom já corria excepcionalmente bem no PC. Vimos aliás o jogo a ser escolhido para apresentação de placas como a GTX 1080, devido à elevada performance que o jogo consegue obter. E isto com Open GL 4.5!

A id Software testou o jogo num PC equipado com uma GTX 980 Ti, e apesar de o jogo correr a mais de 100 fps, uma análise à placa revelava que ela não estava a ser usada no total das suas capacidades. E isto apesar de não haver limitações de memória ou de CPU a serem aplicadas. Tratavam-se de limitações do próprio API!

DOOMx64_2016_05_15_18_24_02_679

Daí que perante a aplicação do Vulkan, haveria interesse em ver o que sucedia com as performances.



E os ganhos foram incríveis… onde antes o jogo corria a 100 fps, atingia agora os 160 fps. Um ganho de 60%!

dv-3

Mas as vantagens não se ficaram por aí. A distribuição do trabalho pelos vários núcleos do CPU já era relativamente bem feita com o Open GL 4.5, mas com o Vulkan a dependência de um único núcleo desceu tremendamente, com a distribuição a ser muito mais conseguida.

Naturalmente estes ganhos de 60%, por muito impressionantes que sejam, não são constantes, mas sim pontuais.

Na realidade o ganho médio é bem menor e, claro, a grande vantagem, como é habitual com APIs de baixo nível, está do lado da AMD.

Testes conduzidos pela Digital Foundry revelaram os seguintes valores:

Mádia de FPS GTX 1080 GTX 1070 GTX 980 Ti R9 Fury X
Open GL 134.0 107.7 109.3 88.7
Vulkan 149.0 115.0 115.0 123.7
Ganho de performance +11.2% +6.8% +5.2% +39.5%

Como podemos ver, a AMD era o patinho feio na performance. Com o Open GL, um API de baixo nível, a placa apresentava a pior performance das testadas.

Mas com o Vulkan, as coisas mudaram de figura, e a Fury X testada, saltou para o segundo lugar da tabela.

Mas a R9 Fury X é uma placa cara… daí que surge a questão: e como se comporta a nova RX 480?

Eis os testes:

Média de FPS RX 480 GTX 970 GTX 980
Open GL 69.7 75.7 86.6
Vulkan 89.7 77.3 90.7
Ganho de performance +28.7% +3.4% +4.7%

Basicamente o que viamos não era muito diferente do caso de cima, com a placa da AMD a ser o patinho feio.

Mas com o Vulkan, uma única RX 480 que nas nossas pesquisas encontramos a 269 euros basicamente iguala a GTX 980 cujo preço mais baixo que encontramos foi 474 euros. Um ganho de 28.7% que muito dignifica a AMD.

Recorde-se que estamos a falar de ganhos meramente por software, que mostram a realidade das coisas. As AMD apenas estavam atrás das Nvidia devido às suas optimizações nas drivers e no código (muitas vezes pago). Com APIs de baixo nível que acedem directamente ao Hardware, as suas performances disparam e os ganhos são bastante superiores aos da Nvidia.

Note-se porém que aqui não há uso de computação assincrona, pois se tal fosse o caso, o que seria expectável ver-se seria um aumento maior das performances das AMD, e uma ligeira quebra nas performances das Nvidia.



Posts Relacionados