É o Warthog de Halo? Não! É o tanque GXV-T da Darpa

O tanque TXV-T da Darpa pretende alterar o conceito deste tipo de veículos. E o monstro pesado e altamente blindado passa a algo mais pequeno, menos blindado e capaz de entrar e sair de um local de forma rápida.

ninbletank

Quando se usa a palavra tanque, a ideia que surge é a de um veiculo pesado e lento. Mas no conceito da Darpa é bem diferente, sendo algo capaz de ter uma armadura eficaz, mas um movimento bastante rápido.

Talvez o nome tanque possa ser então incorrecto. Mas seja como for, o GXV-T é o futuro dos veículos blindados.

O veiculo deverá ter velocidades duplas das de um tanque normal devido à redução de 50% do seu peso. Parte desse ganho é devido à redução do número de ocupantes. Tal permite assim melhorar a blindagem para os que restam. E apesar de muito provavelmente aparecer uma versão deste veiculo sem ocupantes humanos, a ideia original é que eles existam.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O veiculo vai poder reagir, adaptado a sua blindagem na direcção em que está prestes a ser atingido, poderá fazer mudanças de velocidade e direcção rápidas para evitar projecteis, e poderá mesmo… baixar-se 🙂

Vejam o video de demonstração da ideologia do projecto que se segue:

 

 

gxv-t 2

Estes tanques podem não só aceder a locais onde antes os tanques não podiam, e pode mesmo vir a substituir em certos casos os Humvees que possuem armadura desadequada.

O projecto ainda está numa fase muito conceptual, e não se sabe até que ponto será uma realidade. Mas que é interessante… é!

Publicidade

Posts Relacionados