E se ao ligares a tua PS4 Pro a uma TV 4K só tivesses um ecrã negro – Atualizado com dados da LG

O problema acontece com mais frequência do que o que seria de esperar e deve-se a incompatibilidades entre a consola e os televisores. O problema é que a Sony diz que a culpa é dos fabricantes de TV e estes dizem que é da Sony. E entretanto o utilizador não pode usar a sua consola!

NOTA: A LG reconheceu entretanto que o problema é nas suas TVs e vai disponibilizar um patch no final de Novembro. A notícia pode ser lida aqui.

A situação não é nova e já aconteceu no passado quando a Xbox One S foi lançada. A questão é que na Xbox One S a situação resolveu-se com uma actualização do firmware da consola. Mas aqui a Sony tem optado por chutar as responsabilidades para os fabricantes de TVs. E estes não a aceitam pelo mesmo motivo porque não aceitaram a mesma com a Xbox One S, exigindo à Sony que corrija o firmware da consola.

A questão é que a PS4 Pro tem-se revelado decepcionante, começando por questões de performance que até poderão vir a ser resolvidas, mas que neste momento não a tornam mais desejável do que a PS4 base, e agora incompatibilidades com TVs.

As marcas abrangidas são das mais variadas incluindo a LG, Samsung, Philips, Vizio e muitas outras, incluindo TVs da própria Sony. Os amplificadores AV de diversas marcas são também afectados por esta questão do ecrã negro.



Mas a questão do ecrã preto nem é a única, com muitos utilizadores a reportarem problemas algo diferentes como o facto de a sua TV 4K HDR não lhes mostrar o HDR a 4K, limitando o sinal a 2K HDR. E isto em TVs que já demonstraram reproduzir filmes UHD com HDR a 4K com HDR sem problemas!

A piorar tudo isto temos o facto que nem mesmo perante o facto de uma TV especifica mostrar funcionar correctamente se pode dizer que outras TVs iguais o farão. Há casos de pessoas com TVs iguais, onde uma funciona sem problemas, mas a outra não!

O problema tornou-se tão comum que já mereceu uma resposta oficial da Sony com uma solução temporária que passa pelo arranque da consola em modo de segurança, mudando a versão do HDCP do 2.2 para 1.4.



Mas o pior é que esta solução da Sony não é, na prática, solução nenhuma. Com o HDCP em 1.4 a maior parte das fontes recusa-se a mostrar imagem 4K e/ou HDR, o que quer dizer que a situação apenas permite à consola funcionar, mas não lhe resolve o problema!

A resposta da Sony torna-se no entanto preocupante quando a empresa refere que o problema “se deve a limitações de compatibilidade de alguns modelos de TV com o 4K e o conteúdo HDR“, aconselhando que haja da parte das pessoas um contacto com os fabricantes das TVs.

E aqui é quando caímos no caso da Xbox One S. Uma consola que teve os mesmos problemas (mas não nesta escala), mas que não acusou os fabricantes de TVs de problemas, resolvendo-os ela com uma atualização de firmware.

E essa é a resposta que quem está a contactar os fabricantes de TVs está a receber. Um possuidor de uma PS4 Pro contactando a LG recebeu a resposta de que que as suas TVs já demonstraram estar aptas, tendo tido problemas similares com a S, onde o problema se encontrava do lado da Microsoft que o resolveu com uma atualização, e que como tal o problema aqui é igualmente da Sony que o terá de resolver com uma atualização na consola.

Basicamente está a ocorrer aquilo que o o utilizador menos deseja. Um chutar de responsabilidades de um lado para o outro, com o utilizador apanhado no meio e sem resolução para um tipo de problema que é incapacitante no uso da consola numa TV 4K.

O website da Forbes, que é nossa fonte para este notícia, analisou o problema com uma TV que funcionando sem problemas mostrou incongruências na saída de video da consola que parecem mostrar que o problema está efectivamente na mesma.

Se entretanto estás com o problema, a Forbes juntou um conjunto de 7 verificações que deves fazer e que podem estar na origem do teu problema. Não perdes nada em testar o que eles escreveram aqui.



Posts Relacionados