E se o teu PC se tornasse… numa consola!

A Microsoft prepara a possibilidade de o Windows 10 possuir um modo dedicado a jogos, onde os recursos do sistema se reservam de forma exclusiva aos jogos.

Quando executamos jogos numa consola o sistema tem reservado determinadas percentagens de recursos para as aplicações que possam estar a correr. Esta reserva permita ao sistema as melhores performances possíveis, impedindo as aplicações que correm em segundo plano de agirem de forma livre, roubando recursos ao sistema.

Juntamente com os APIs de baixo nível, este tipo de reservas de performance do hardware são o que define uma consola.

Mas agora a Microsoft prepara-se para trazer este tipo de situações para o PC. A nova versão em desenvolvimento do Windows 10 traz um novo modo, que no entanto poderá não vir a ser incluído na versão final, denominado modo de jogo. E o que ele faz? Basicamente o mesmo que na consola, limitando os recursos ao CPU e ao GPU das aplicações que correm em segundo plano, garantindo a melhor performance do sistema dentro dos jogos.

O .DLL que inclui o modo e nada discretamente chamado de gamemode.dll foi já detectado e visualizado por quem tem acesso às versões beta do Windows 10, mais especificamente a build 14997 do mesmo.



Não se sabe ainda como esta optimização funcionará. Se será opcional, ou obrigatória, e se ela se aplicará a todo o software existente ou apenas aos jogos comprados na windows Store.

Seja como for, é mais um passo da Microsoft no sentido de optimizar os PCs como máquinas de jogos, trazendo para eles algo anteriormente exclusivo das consolas. E mais um passo que, apesar de perceptível a nível de intenções não deixa de nos preocupar no sentido que cada vez mais acreditamos que a Xbox deixará um dia de ser uma consola como as conhecemos, passando a ser um serviço para PCs e máquinas da Microsoft.

 

 



Posts Relacionados