E se pudesses produzir electricidade com os vidros de tua casa, apenas aplicando-lhe um spray?

Uma equipa de cientistas criou um novo tipo de spray que pode ser aplicado a vidros e que permite transformar os mesmos em painéis de recolha de energia solar, sem lhes tirar a transparência. Mas claro, nem tudo são vantagens!

 

Cientistas da New Energy Technologies estão a desenvolver um novo produto a que chamam SolarWindows. Basicamente trata.se de um spray que contem pequenas partículas foto-voltaicas orgânicas (OPVs) que podem ser aplicadas a um vidro.  Estas OPVs podem capturar a energia luminosa tanto de fontes naturais como fluorescentes, incandescentes e mesmo até de Leds.

Fabricadas usando métodos amigos do ambiente com materiaos baseados em hidrogénio e carbono, estas OPVs produzem com sucesso electricidade como o demonstra um estudo do  Journal of Renewable and Sustainable Energy of the American Institute of Physics.

Cada uma destas OPVs possui uma espessura que não é mais do que 1/1000 da espessura de m cabelo humano, o que significa que quando aplicada ao vidro, ela não lhe tapa a transparência, permitindo manter a visibilidade e a entrada de luz. E mais interessante ainda, a sua aplicação não requer condições especiais, podendo o spray ser aplicado como qualquer tinta normal às condições ambientes.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Infelizmente, como a imagem de baixo deixa ver, nem tudo são vantagens.

spray-solar

Infelizmente, com a imagem deixa perceber, nem tudo são vantagens. O spray tem uma tonalidade vermelha horrível, mas a empresa refere que está a trabalhar para poder fornecer outras cores.

Comparativamente a outras soluções do género, baseadas em silicone e que normalmente roubam a transparência, a equipa refere que produção de energia é tremendamente superior chegando a 8 vezes mais nas condições ideiais.

Publicidade

Posts Relacionados