EA engole as palavras e acaba por mudar as suas políticas lançando jogos Single Player.

Os Single Player não vendem. Essa era a frase usada por muitos, inclusive pelos gestores da EA. E nesse sentido muitos jogos em criação foram cancelados. Mas agora, a EA engole as palavras, e muda as suas políticas.

O sucesso de vendas de jogos como Horizon: Zero Dawn, Uncharted, God of War, Spider Man, The Witcher: Wild Hunt, Monster Hunter World, Super Mário Odissey, The legend of Zelda: Breath in the Wild e muitos outros fizeram muitos engolir as palavras.

Os jogos Single Player, desde que com qualidade, vendem… e vendem bem! Vendiam antes… e vendem agora. E a EA nesse sentido anunciou um jogo Single Player da Saga Star Wars: Jedi: Fallen Order.

O jogo não só é single player, como virá desprovido de tudo o que são situações que desagradam aos jogadores, como Season Passes e microtransações. Será um jogo lançado ao estilo dos jogos de sucesso acima referidos, e que, quando muito, terá direito a um DLC.

A situação apanhou Amy Henning, antiga funcionária da Naughty Dog, e uma das responsáveis pela história dos jogos Uncharted, que na altura trabalhava para a EA como responsável pela história de um jogo Star Wars Single Player que foi cancelado devido às políticas multi jogador da EA.



Nesse sentido, e após a própria ter defendido que os jogos Single Player não tinham futuro, Amy vem agora dizer:

Há muitas mudanças na indústria a acontecer constantemente. Durante meu período na EA, andamos para a frente e para trás tentando cumprir com o que a distribuidora queria. Todo mundo está a tentar descobrir qual é o caminho certo. […]

Basicamente isto é o que andamos a dizer desde sempre. As empresas querem o facilitismo dos lucros. Querem o baixo risco da aposta e a facilidade de rentabilização. Que as empresas não sabem que rumo tomar, mas mesmo assim estão a apostar num deles.

E Amy continua:

[…] não sei porque a mudança de ideias, porque tal claramente não era um plano aceitável quando trabalha na Ragtag! Mas sabem como é, as coisas munda. A decisão de acabar com a Ragtag foi tomada no verão de 2017. Soubemos em Outubro de 2017. Isso foi à quase 2 anos, e muito mudou nesse tempo, havendo uma revolta vocal publica contra a ideia de que os jogos não querem jogos single player finitos sem todos aqueles modos extra. Claro que querem, claro que queremos. Daí que isto possa ser uma demonstração da mudança de estratégia da EA.

Acho interessante ver a forma como Amy Henning se revela. A mesma pessoa que dizia à tempos que os jogos Single Player estavam insustentáveis, a mesma pessoa que referia que as pessoas não compram jogos single player, e que preferem ver outros a jogar online, vem agora dizer que todos querem o Single Player, e que ela mesma quer o Single Player.

Amy claramente muda de opinião ao sabor do vento. E acima de tudo dos interesses de quem lhe paga! Enquanto era funcionária da EA, falava de acordo com as directivas da empresa. Agora que está por sua conta e já nada tem a ver com a EA, contradiz-se. A isto meus amigos, chama-se hipocrisia!

O que nos vale é que da nossa parte sempre achamos que Amy estava a dizer disparates, e nesse sentido discordamos de Amy quando ela falou.



E quanto aos jogos single player não venderem… Já tínhamos analisado isso aqui, e comprovado que tal não era verdade.



error: Conteúdo protegido