Ecrã OLED do Galaxy S4 gasta o dobro da bateria que o LCD do iPhone 5

Com o anuncio do Galaxy S4 a Samsung mostrou ao mundo o primeiro ecrã Super Amoled de 5 polegadas e 1080p. Só não referiu foi as implicações que o mesmo possui no consumo da bateria.

S4

Em qualquer smartphone ou tablet se há parte do harware que consome bateria é o ecrã. Mas o ecrã e a sua resolução são igualmente o motivo para se mostrar os avanços da tecnologia e as especificações de topo de um produto. Assim, é normal ouvirmos falar no tipo de vidro, na resolução, nos contraste, mas curiosamente nada ouvimos falar no que toca ao consumo da bateria.

Os ecrã requerem uma fonte de luz, e LCDs como os do Iphone 5 ou HTC One usam iluminação por LEDs. Já nos OLEDs isso não acontece uma vez que os próprios OLEDs são uma fonte de luz. Apesar de à partida tudo parecer equilibrado a realidade é que OLEDs como o usado no Samsung Galaxy S4, quando usados com a iluminação acima dos 50% do seu potencial máximo, possuem consumos anormais.

Por exemplo, se um LCD de um iPhone 5 gasta 0,74 watts para atingir o brilho máximo, o ecrã do Samsung Galaxy S4 atinge os 1.5 Watts. Ou seja, um pouco mais do dobro.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente que esta situação se reflecte na vida útil da bateria.

É certo que a resolução do Galaxy S4 é superior à do iPhone 5, mas comparativamente a densidade de pixels por polegada do S4 é igualmente superior (441 ppp no S4, 326 ppp no iPhone). Na prática, o que acontece é que o Galaxy S4 possui uma densidade de pixels excessiva superando aquilo que o olho humano capta à distância normal de manuseio de um smartphone. Ou seja, a resolução adicional pouco ou nada traz excepto o aumento no consumo da bateria.

Naturalmente que a Samsung compensou a situação com uma bateria de 2600 mAh, ao passo que a Apple usa uma de 1440 mAh no iPhone 5. Mas a verdade é que esta diferença pouco ou nada se faz sentir no uso diário com a bateria nos dois smartphones a durar basicamente o mesmo.

No entanto, em utilizações constantes no exterior ou em zonas onde a luz natural obrigue o brilho a aumentar para uma boa visibilidade, se tens um S4 é bom que penses em levar o carregador contigo.

Publicidade

Posts Relacionados