Eis fortnite a 60 fps na PS4 e Xbox One

A actualização de Fortnite chegou, e o jogo atinge os 60 fps na PS4 e Xbox One. E sim, falamos das consolas base!

Fortnite recebeu uma grande atualização em todas as plataformas de maior peso. E com ela veio uma mudança radical, a possibilidade do jogo correr a 60 fps!

Ao contrário do que muitos possam pensar, pois a quase totalidade dos websites nem sequer falam das consolas base, comparando apenas as melhorias das consolas de meio de geração, isto não ocorreu apenas com as consolas mais caras, mas igualmente com as base, a PS4 e a Xbox One. E nesse sentido, iremos falar delas aqui para compensar essa disparidade e falta de informação!

Mas como diziamos, as consolas base tambem receberam a melhoria, apesar de, naturalmente, a situação ter obrigado a alguns compromissos, nomeadamente a aplicação de resolução dinâmica de forma a manter a performance, e isto era algo que antes não acontecia com o jogo a ficar a resolução.

O resultado é que o jogo agora desce abaixo das resoluções originais de 1080p na PS4 e 900p na Xbox One.



De acordo com as medições do VG Tech, o jogo na Xbox One passou do uso de 900p para uma resolução dinâmica vai de um mínimo de 1056×594 para 1520×810. Ou seja, para manter os 60 fps, a consola da Microsoft deixa de atingir os 900p originais, ficando sempre abaixo dessa resolução. Seja como for, a diferença é muito reduzida, e o ganho em FPS certamente compensa a perda de alguns pixels. A consola usa depois um re-escalamento temporal para colocar a resolução final nos 1600×900 originais.

A PS4 tambem tem perdas ao descer dos 1080p fixos para uma resolução dinâmica com um mínimo medido de 1360×756 e um máximo de 1920×1080 (os 1080p originais). Da mesma forma a PS4 usa um re-escalamento temporal para colocar a imagem a 1920×1080 sempre que a resolução desce abaixo desse valor.

Nenhuma das duas consolas consegue os 60 fps fixos, existindo situações pontuais onde estes descem, indo a PS4 para a casa dos 50 fps, e a XBox One para a casa dos 40. Mas em ambas as consolas a situação é, como referido, bastante pontual, e pode-se dizer que o resultado médio são 60 fps sólidos em ambas as consolas.

Eis os resultados em video:

 



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Em 2013 eu pensei, leigo que sou, “esses consoles me parecem muito fracos, a única coisa realmente boa é a memória, mas com o que vi fazerem no PS3, acho que a otimização nesse X86 vai ser tremenda, eles devem saber o que estão fazendo”

2018, ver os consoles penando pra rodar um jogo assim, e que não me parece nada espetacular, me deixa com a idéia de que essa geração é realmente caótica. Com algumas exceções como o que conseguiram por exemplo em Horizon Zero Dawn, Forza, Uncharted, The Witcher, que são jogos lindos.
Espero que na próxima todas as partes acompanhem o movimento.
60 fps sempre serão mais importantes que resolução pra mim, mas rodar apenas em HD…

Ewertom
Visitante
Ewertom

Sabe o que acontece Zidane é que em jogos onde temos o personagem principal e alguns NPCS presentes,tudo é calculado quase de forma instantânea pelo CPU em programação,ou seja o CPU tem a informação do que você e aqueles NPCS farão.
Os gargalos podem ocorrer ou por falta de otimização,programação ou próprio CpU não aguentar todas as particulas sendo realizadas na mesma cena.
Um jogo como PUG ou Fortnite todo éprocessado em tempo real com milhões de possibilidades,pois cada jogador esta a fazer uma ação diferente e cabe ao CPU e GPU realizar,lógico que tudo é feito para uma melhor adequação da plataforma escolhida,mas ver que chegaram a este nível de melhoramento pode ter 2 motivos
O primeiro poderia ser a otmização do motor gráfico utilizado no jogo.
O segundo ponto poderá ser também uma otmização melhor do hardware do produtora com a fabricante do console.
Se editei coisa errada é só me corrigir.