Eis o novo Galaxy S5.

O Samsung S5, o novo topo de gama da Samsung está aí. Fica a saber das novidades que traz!

S5-1

A gama Galaxy S já tem uns anos de tradição de qualidade e é um nome associado a telefones topo de gama no mercado dos smartphones mais tradicionais. Agora com a apresentação do mesmo em Barcelona todas as especulações em torno do smartphone chegaram ao fim, sendo finalmente conhecido o produto final e oficial.

S5-2Para começar ficamos a saber que, ao contrário dos rumores que apontavam para um chassis metálico semelhante ao do iPhone, o novo S5 mantém a sua estrutura em plástico. A traseira possui uma textura que permite uma maior aderência comparativamente aos modelos antigos, mas que, no que toca à estética, lhe dá um aspecto um pouco ultrapassado e algo antigo. Mas claro, a parte estética é sempre sujeita a apreciações subjectivas e nem todos poderão pensar da mesma forma.

Mas no que toca à estética o S5 não se fica por essa diferença. No global ele mistura um pouco os conceitos dos antigos Galaxy S e Galaxy S Active. Assim, apesar de tal como nos restantes Galaxy S, a traseira ser amovível por completo, dando acesso à bateria e slot Sim, agora a tampa possui um vedante em borracha que lhe permite uma maior protecção no caso de o telefone poder cair água, ou ser molhado, e mesmo ao pó, tal como a versão Active possuía. A câmara traseira é saliente face à caixa, mas apenas por um pouco. Uma situação que herda dos modelos anteriores que já usavam esta situação.



S5-3Estas alterações reflectem-se em algumas pequenas desvantagens: O novo S5 é mais grosso que o S4 (8.1 mm contra 7.9mm) e pesa mais (145g contra 130 gramas), mas é igualmente maior.

A nível de especificações o novo smartphone vem equipado com processador Snapdragon 801 quad-core a 2.5 Ghz e uma placa gráfica Adreno 330, e 2 GB de RAM. Possui wi-fi com suporte à norma 802.11ac com suporte MIMO LTE.



Existe porém uma segunda variante do telefone, com um processador a 2.1GHz octa-core Exynos.

O ecrã é 5.1 polegadas 1080p Super AMOLED com 432 ppp de densidade, o que o torna maior do que o usado no Nexus 5, mas com uma densidade de pixels um pouco inferior. Existe ainda um novo sensor de detecção de luz ambiente que ajusta o contraste e cores do ecrã de acordo com as condições de visualização.

Aparece ainda um novo modo de energia chamado de “Ultra Power Saving Mode” que tornará o ecrã monocromático (preto e branco) e desligará todas as funções desnecessárias para poupar bateria.

S5-4Mas no que toca a sensores o telefone não se fica por aqui. E tal como a Apple fez com o iPhone 5S, o novo S5 tambem possui um leitor de impressões digitais. No entanto aqui a leitura é realizada com uma movimentação do dedo.

Na traseira, e logo por baixo e ao lado da câmara há um outro sensor onde se colocar o dedo. Um detector de batidas cardíacas o que mostra que a Samsung, tal como a Apple, também quer entrar no domínio do Fitness.

A câmara sobe para 16 MegaPixels com autofocus rápido (0,3 s), oferecedo um modo de previsão do resultado final, o que permite estudar qual a melhor configuração para a foto a tirar.

O telefone possui ainda um modo para crianças que limita os acessos aos essenciais, impedindo desregulações e desconfigurações que naturalmente acontecem nessas situações.

Não tivemos conhecimento de preços anunciados oficialmente.

Resumo:

  • Processador/SoC: Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801 Quad-core @ 2.5GHz (GPU Adreno 330) ou Exynos 2.1GHz octa-core
  • Memória RAM: 2GB
  • Rede móvel: LTE (Cat 4, até 150Mbps downstream/50Mbps upstream)
  • Memória interna: 16GB/32GB
  • Memória externa: cartão microSD até 128GB
  • Ecrã: Super AMOLED 5.1″, resolução FullHD 1080×1920 (432ppp), Corning Gorilla Glass 3
  • Câmara traseira: 16MP, Flash LED, vídeo 2160p@30fps / 1080p@60fps
  • Câmara frontal: 2MP, vídeo 1080p@30fps
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot), Bluetooth v4.0, NFC
  • Sensores: acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússula, barómetro, temperatura, humidade, gestos, pulsação
  • Bateria: 2800mAh Li-Ion, com autonomia em Stand-by até 390h e em conversação até 21h
  • Dimensões: 142 x 72.5 x 8.1 mm, 145g

 



Posts Relacionados