Electrodomésticos chineses a serem vendidos com chip Wi-Fi que distribui malware.

Foi detectado em vários aparelhos electrónicos fabricados na China, basicamente electrodomésticos, a presença de um chip wi-fi capaz de infectar computadores com malware relacionado com serviços de spam.

iron

Vários electrodomésticos fabricados na China foram identificados como possuindo um chip Wi-Fi capaz de infectar computadores que se encontrem num raio de 200 metros com malware relacionado com serviços de spam.

Os aparelhos ligam-se às redes Wi-Fi desprotegidas como as existentes em hoteis e cafés, e qualquer computador que se ligue a essa rede passa a ficar infectado com o software que estes aparelhos espalham.

Vários contentores de aparelhos alterados foram detectados na Russia, mas tal pode ser apenas a ponta do iceberg, sendo de prever que estes tenham apenas sido os primeiros a serem detectados e que estes possam já estar disseminados pelos quatro cantos do planeta.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Esta é uma situação deveras preocupante. Como se não bastasse o facto de um utilizador não poder confiar em estações de carga USB, agora nem sequer pode passar a confiar em redes Wi-Fi desprotegidas.

As máquinas infectadas não só ficam expostas a spam, como poderão vir a ficar preparadas para participar de uma Botnet mundial para fins mais maléficos.  A máquina infectada fica igualmente exposta à possibilidade de roubo de usernames, passwords e dados de cartões de crédito.

Fonte: BBC, entre outras

Publicidade

Posts Relacionados