Electronic Arts vai terminar com os Passes Online.

Numa tentativa de lucrar com a venda de jogos usados a EA criou os Passes Online que requeriam que quem comprasse um jogo como usado pagasse novamente para o poder utilizar online. Mas agora isso vai terminar.

EA Logo

Os jogos usados sempre foram um mercado que escapava ao controlo das produtoras que queriam à viva força lucrar com ele. Uma situação algo caricata uma vez que essa não é uma realidade em mais produto nenhum, mas no presente caso as empresas queriam à viva força lucrar algum extra com os usados, e sendo este um mundo digital, possuíam os meios de implementar formas que lhes desse algo a ganhar em caso de re-venda de um jogo. E assim a Electronic Arts criou os Passes Online.

Estes passes apenas seriam válidos para uma única conta web, sendo que em caso de venda o jogo ficaria impossibilitado de ser jogado online a não ser que um novo passe fosse adquirido, fornecendo assim ganhos adicionais à empresa. Mas o sistema não foi bem recebido e o desagrado foi total. As consequências da sua aplicação foram a quebra na venda dos usados que estariam agora limitados, bem como igual quebra na venda de originais uma vez que os seus donos ficariam impossibilitados de vender o jogo uma vez terminado. Por outras palavras o tiro saiu pela culatra.

Assim, reconhecendo que o sistema não era do agrado dos clientes e que o mesmo não estava a trazer vantagens à empresa, a Electronic Arts decidiu acabar com ele, sendo que futuramente nenhum jogo voltará a implementar o sistema.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Não quer isso dizer que a EA tenha abdicado de tentar lucrar com o mercado de usados. Apenas que terá de o tentar de outra forma.

Publicidade

Posts Relacionados