Escudo de invisibilidade acústica é já uma realidade

 

Aposto que muitos de vocês se iludiram com o título da notícia. Não se trata ainda de um escudo de invisibilidade como vemos nas naves Klingon em StarTrek, ou como o usado pelo Predador no filme com o mesmo nome. Aqui o que se fala é de invisibilidade acústica.

Quer isso dizer que o escudo que vemos na imagem serve para blindar acusticamente qualquer material, ou seja todo o tipo de pesquisa realizado por intermédio de ondas acústicas, sejam elas de que tipo forem, esbarra na barreira em causa que passa despercebida e esconde o objecto no seu interior.



A barreira na realidade não é mais do uma série de camadas de plástico com furos. A questão é que a forma dos plásticos e a disposição dos buracos não é casual e mesmo o espaçamento entre toda a estrutura é calculada de forma a alterar como pretendido e sem alterações notórias as ondas sonoras enviadas.

Colocado numa superfície plana a barreira redirecciona as ondas sonoras exactamente da mesma forma que aconteceria se a barreira não estivesse lá. Isso quer dizer que um objecto escondido sob a estrutura não é detectado de forma alguma por pesquisa com ondas sonoras.

O escudo foi estudado, desenvolvido e criado por físicos da universidade de Duke.



Posts Relacionados