Estamos em 2017. Como estão Sony e Microsoft dotadas de estudios First Party

A diferença… é actualmente enorme! Mais do dobro a favor da Sony

Estavamos em 2012, a um ano de se lançar a Xbox One, e esta era a realidade dos estúdios dos três grandes:

Microsoft:

  1. 343 Industries
  2. Good Science Studio
  3. Microsoft Studios Core Games Publishing
  4. Microsoft Studios Family
  5. Microsoft StudiosKids and Lifestyle Entertainment
  6. Microsoft Studios LEAP
  7. Microsoft Studios Platform Next
  8. Microsoft Studios Mobile
  9. Microsoft Studios Sports Entertainment
  10. Turn 10 Studios
  11. Twisted Pixel Games
  12. Xbox Live Productions
  13. Lionhead Studios
  14. Microsoft Studios Soho
  15. Rare Ltd
  16. BigPark Studios
  17. Microsoft Studios Vancouver
  18. Microsoft Studios Victoria
  19. Microsoft Flight Development Team

Sony:

  1. SCE Japan
  2. Polyphony Digital
  3. Naughty Dog
  4. SCE Santa Monica
  5. SCE San Diego
  6. SCE Bend
  7. SCE Foster City
  8. Sucker Punch
  9. SCE London
  10. SCE Cambridge
  11. SCE Liverpool
  12. Evolution Studios
  13. Guerilla Games
  14. Media Molecule

Nintendo:



  1. EAD Comprehensive Group
  2. EAD Group 1
  3. EAD Group 2
  4. EAD Group 3
  5. EAD Group 4
  6. EAD Group 5
  7. EAD Tokyo
  8. Nintendo SPD
  9. Nintendo NSD
  10. Nintendo Software Technology
  11. Monolith Soft
  12. Retro Studios
  13. Brownie Brown
  14. Intelligent Systems
  15. Project Sora
  16. Nd Cube
  17. HAL Laboratory

Estamos agora em 2017. E a realidade é bem diferente do que existia um ano antes do lançamento das novas consolas. Eis a lista atual (e aqui vamos excluir a Nintendo pois não temos muitos dados sobre os seus estúdios atuais)

Estúdios Microsoft:

  1. 343 Industries
  2. Microsoft Casual Games
  3. Turn 10
  4. Lift London
  5. Rare
  6. Mojang
  7. The Coalition

A Microsoft adquiriu a Mojang e a Lift London, mas fechou mais estúdios do que abriu, sendo que alguns dos atuais são remodelações internas de outros existentes. Face a 2012 a Microsoft desceu de 19 estúdios para 7. O maior destaque a nível de fecho vai para a Lionhead.

Estúdios Sony

  1. Japan Studio
  2. Poliphony Digital
  3. Forward Works
  4. Naughty Dog
  5. Foster City Studio
  6. Bend Studios
  7. San Diego Studios
  8. Santa Monica Studio
  9. Sucker Punch
  10. PixelOpus
  11. San Mateo Studio
  12. Manchester Studio
  13. Guerrilla Games
  14. London Studios
  15. Northwest Studios
  16. Media Molecule
  17. Xdev

Apesar de alguns fechos, sendo de destacar a Evolution, a Sony aumentou os seus estúdios de 14 para 17.

Uma mudança radical de panorama que dá pena ver, especialmente devido à existencia de uma consola de qualidade como a X.

 



Posts Relacionados

  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Vitor Calado
Visitante

Afinal são 7 estúdios, como é que dizem que a xbox é só halo, gears e forza??? hein??

lol estou a brincar, não ligo nada a exclusivos, mas para a maioria parece ser importante, e é sempre bom ter mais escolha, a MS vai ter que mudar esse panorama, pois os exclusivos servem acima de tudo como alavanca para a venda de consolas que por sua vez serve como alavanca para a venda de jogos e acessórios, em termos empresariais é notável como a MS com apenas meia dúzia de estúdios consegue vender consolas e ter lucro, com a subida (para mim inesperada) da Nitendo, se a MS não muda rapidamente vai comprometer a próxima geração, pois está a desbaratar o que conseguiu com a xbox 360 e a comprometer o futuro.

No meu caso em particular, estou como peixe na água, desde que a X entrou cá em casa, com jogos ou sem jogos, o que é certo é que a PS4 nunca mais funcionou, e agora sim vou jogar alguns exclusivos como o Halo5 e o gears 4, pois se eram razoáveis na ONE agora melhoraram bastante e como estão melhor optimizados pois são da casa já ganharam espaço na minha programação, mas estou a priorizar os multi (que são mais recentes), já joguei o AC origins e estou a jogar o wolfenstein e simultaneamente estou a jogar o destiny 2 no PC…fiquem bem

Brunoab
Visitante

se a tua plataforma fosse tão boa não precisa estar ai com necessidade de auto afirmação encima dela.

José Galvão
Membro

Se com o estado actual da Xbox estás como peixe na água, que direi eu com uma PS4, um passarinho a voar nas nuvens…

Vitor Calado
Visitante

8 – Launchworks
9 – BigPark
10 – Good Science Studio

faltaram estes 3 que nem sei o que estão a fazer neste momento, devem estar a ser remodelados para fazerem os próximos exclusivos AAA da MS lol, visto que o kinect morreu

marckos
Visitante

Eu acho que isso nunca vai mudar… A Microsoft, desde o primeiro X-box, prefere trabalhar em parceria com vários estúdios, do que montar uma grande quantidade de estúdios first-party, principalmente para títulos AAA…

Dessas parcerias saíram Halo( inicialmente com a Bungie),Gears(na época com a Epic), Alan Wake, e Quantum Break(ambos da Remedy),Forza Horizon(Playground),etc… Talvez seja uma filosofia da empresa investir mais em parcerias do que em estúdios first-party …Tipo “não fazemos exclusivos, compramos exclusivos…”

O problema maior pra mim é que a Microsoft não dá a oportunidade de seus pouco first-party fazerem jogos diferentes pelos quais foram concebidos… A Sony dá essa liberdade… A Naughty Dog, mesmo com o sucesso de Uncharted, teve oportunidade de fazer o Last of Us, mesma coisa com a Guerrilla(Killzone/Horizon New Dawn), e a Sucker Punch(Infamous/Ghost of Tsushima), entre outros…

Queria ver, por exemplo, a 343i e o Coalition desenvolverem novos ips, sem ficar sempre nos manjados Halo e Gears, que são títulos que gosto, mas já estão desgastados… Até a Turn10 poderia ir em uma direção nova, talvez um simulador de motos, sei lá, mas a Microsoft precisa dar essa liberdade para seus estúdios desenvolverem títulos novos…