Estará a WiiU destinada a sofrer o mesmo destino da Dreamcast?

O que vamos contar de seguida não é ficção. Tratam-se de dados concretos relacionados com o que sucedeu em 1999 quando do lançamento da Sega Dreamcast. No entanto, experimentem substituir as datas por 2013 e as palavras Sega por Nintendo, Dreamcast por WiiU e PS2 por PS4, e verifiquem a semelhança nos acontecimentos.

wiiU

Em 1999 após uma bem sucedida Sega Saturn, a Sega lançou uma consola que agitou os mercados gerando tremenda expectativa. Tratava-se da nova Sega Saturn, vista por muitos como uma revolução.

No entanto na altura a Sega achou que deveria lançar a sua consola antes da nova consola da Sony, a PS2. Reconhecidamente a sua consola seria mais poderosa que a versão anterior, mas não tão poderosa como a consola da Sony, tendo no entanto uma série de títulos da marca para a apoiar que seriam garantia de sucesso.

Assim a Dreamcast foi lançada uns bons meses antes da Playstation 2 com uma boa cobertura noticiosa e boas análises ao sistema. Seria, relativamente às consolas que a antecediam uma revolução.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

E a consola vendeu bem. Esgotou as pré-reservas rapidamente, bem como vendeu bem e com bastantes jogos nos primeiros meses, mas rapidamente as vendas começaram a cair com o anuncio da Playstation 2. E daí para a frente o futuro da Dreamcast começou a tornar-se sombrio. É certo que os fans adoravam a máquina que tinham, mas as características da Playstation 2 eclipsaram totalmente a Dreamcast ao ponto de a Sega acabar por abandonar o mercado.

Pois aqui está. Uma ligeira troca de nomes no relato de cima e facilmente vemos algumas semelhanças com a WiiU e a Playstation 4. A Nintendo apresentou a sua consola um ano antes da PS4, e lançou-a igualmente primeiro. A consola vendeu bem e esgotou as pré-reservas, mas mal a PS4 foi anunciada as suas vendas estagnaram.

Quanto ao futuro da WiiU não poderemos falar, e o certo é que não há duas histórias iguais. Mas que até ao momento são muito parecidas, isso são!

Publicidade

Posts Relacionados