Estás preocupado sobre qual será a consola mais potente da próxima geração? Não estejas…

Se fores a ver os jogos da actual geração, e a qualidade gráfica apresentada, não há nada que se temer sobre o que se pode esperar na próxima, independentemente de a consola que desejas poder ser a mais potente ou não.

Tens noção real da qualidade do que foi apresentado nesta geração?

A pergunta de cima pode parecer algo absurda, mas a realidade é que aposto que todos vão ver as imagens que se seguem e vão ficar algo pasmados com elas, mesmo tendo jogado os jogos em causa!

Aqui vamos apresentar alguns dos jogos que foram o expoente máximo da qualidade gráfica desta geração. Daí que vamos excluir tudo o que tenha feito sacrifícios de resolução para apresentar o resultado que vemos, fixando-nos apenas em jogos que corram a 1080p nativos, sem qualquer reconstrução de imagem e usando cenas construídas ingame ou com o motor do jogo em tempo real.

E o que temos são os seguintes jogos conseguidos numa consola com um processador desenhado para uso em tablets, e um GPU com performance de 1.31 Tflops (Xbox One) ou 1.81 Tflops (PS4), com larguras de banda médias na ordem dos 150 GB/s.



Notem que as imagens podem demorar bastante a carregar:

Forza Horizon 4 – 1.31 Tflops, 1080p 30 fps

Horizon Zero Dawn – 1.84 Tflops, 1080p 30 fps

Uncharted 4 – 1,84 Tflops, 1080p 30 fps

God of War – 1,84 Tflops, 1080p 30 fps

Gran Turismo Sports – 1,84 Tflops, 1080p 60 fps

Perante isto e o sabermos que agora vamos contar com um CPU equivalente aos de secretária, com performances 4x superiores, e um GPU que vai superar estes em várias vezes, será realmente importante se a consola que queres vai ter um pouco mais ou um pouco menos de performances que a consola concorrente?

Desde que devidamente explorada, seja qual for a performance das consolas de próxima geração, elas poderão garantir-se um futuro bem risonho!

 



newest oldest
Notify of
Danilo Marciel
Visitante
Danilo Marciel

Olha pelo que to vendo vai ser o Xbox então porque já que não está importando mais qual o mais potente então provavelmente ativaram controle de dano antecipado.

Pois todos se lembram muito bem apesar de ter entregado o unico exclusivo 1080P 60FPS o Xbox One foi malhado até a ultima gota por ser menos potente.

Hoje possuo dois consoles ( Xbox One X ) e ( PS4 Slim ) mais um Note Gamer Dell G7 com 1050Ti

Todos os meus jogos Multi são comprados no Xbox One X e todos os meus jogos exclusivos são comprados no PS4 e acredito ter todos os AAA que já foram lançados nele até hoje.

Não tenho favorito mas sou aficcionado em qualidade nunca mais montei um PC Gamer porque não consigo mais gostar de me prender a mesa depois de passar o dia inteiro no escritório na frente de um computador. Nisso o Xbox One X me atende perfeitamente pois está acompanhando da minha Sony XBR905F a mais bem avaliada TV 4K disponivel no mercado nacional. E os dois trabalhando é lindo de se ver fico imaginando um console mais potente como vai ficar.

Então é o seguinte na proxima geração eu vou sim ficar com o mais potente.

Se for o PS5 comprarei um com toda certeza porque tem os meus exclusivos favoritos e ainda vai rodar os multi melhor. Vou abandonar o Xbox One X e adquirir um Nintendo quem sabe Nintendo Switch 2 se tiver lançado … pra experimentar os Exclusivos Nintendo já que não conheço nenhum. O fato é que não vou ficar com dois consoles Microsoft e Sony em casa se o PS5 for mais potente.

José Galvão
Membro

Para mim o grande problema da XO não foi a diferença de poder, se bem que em alguns multis existe uma clara vantagem para a PS4 mas lá está, nada de muito significativo, o grande problema da XO mesmo foi a estratégia (ou falta dela) da Microsoft para esta geração, a empresa aparentou estar completamente desnorteada, sem foco e com olho em tudo, e como costuma dizer o ditado, ”Jack of all trades, mastar at none”, e isso reflectiu-se especialmente na sua oferta 1st partie que não só pecou por ser magra como também estava disponível noutro sistema, e pelos vistos a Microsoft continua atrás de tudo o que mexe sem ter um verdadeiro foco.

Acredito que ambas as consolas serão semelhantes, haverá diferenças para as quais vamos precisar de um Digital Foundry mas mesmo que a PS5 venha a ser tecnicamente inferior, a nível de exclusivos vai estar novamente muito à frente do que a Microsoft conseguirá oferecer apesar de ter começado a comprar estúdios.

Oiço muita gente dizer que estas consolas foram uma espécie de PS3.5 mas isso são pessoas que não têm a mínima noção do que estão a dizer, houve de facto um bom salto visual, penso que podias ter colocado um gif junto do jogo da anterior geração anterior para as pessoas terem a noção do salto que foi.

Edson
Visitante
Edson

José, concordo em partes comigo! Não creio que o suporte de jogos first Paty tenha sido menor nessa geração do que na geração passada. O xbox teve um hiato de bons exclusivos, mas creio que se não está acima do 360, esteja igual, porém abaixo do PlayStation. Na geração que virá, creio que melhorarão bem mais a oferta do que é hj, onde perderão em exclusivos para o ps5, mas tentarão bater na oferta, como a extensão do game pass, por ex. Será uma batalha, creio eu!

Edson
Visitante
Edson

José, concordo em partes contigo! (Corrigindo) obs: Tentei acertar meu texto, mas deu tempo esgotado, Mário!

José Galvão
Membro

@Edson

A nível de exclusivos a XO esteve muito abaixo da 360, na geração passada teve exclusivos de alto perfil, se bem que muitos deles de estúdios externos e alguns acabaram por ir para a PS3 como Mass Effect mas caramba nem se compara, até acho que a Xbox original teve um line-up de exclusivos muito superior.

Xbox Original:

– Halo / Halo 2
– Kotor / Kotor 2
– Jade Empire
– Crimson Skies
– Chronicles of Riddick
– Kung-Fu Chaos (Ninja Theory)
– Project Gotham Racing / Project Gotham Racing 2
– Rallisport Chalenge / Rallisport Chalenge 2
– Fable
– Ninja Gaiden
– Oddworld Strangers Wrath
– Oddworld Munch’s Oddysee
– Forza Motorsport
– Jet Set Radio Future
– Panzer Dragoon Orta
– Wreckless
– Dead or Alive 3 / Ultimate
– Otogi / Otogi 2
– Stubbs the Zombie

Xbox 360:

– Halo 3 / ODST / Halo Reach / Halo 4
– Halo Wars
– Project Gotham Racing 3 / 4
– Kameo
– Perfect Dark Zero
– Call of Duty 2
– Dead Rising
– Condemned
– Gears of War / 2 / 3 / Judgement
– The Outfit
– Fable 2 / 3
– Table Tennis
– Too Human
– Forza 2 / 3 / 4
– Blue Dragon
– Alan Wake
– Splinter Cell Conviction
– Dead or Alive 4
– Tales of Vesperia
– The Witcher 2
– Left 4 Dead / 2
– Lost Odyssey
– Forza Horizon
– Crackdown 2
– Metro 2033
– Shenmue 2

Xbox One:

– Halo 5
– Cuphead
– Forza 5 / 6 / 7
– Forza Horizon 2 / 3 / 4
– Gears of War 4
– Ori
– Recore
– State of Decay 2
– Quantum Break
– Dead Rising 3
– Ryse Son of Rome
– Sunset Overdrive
– Titanfall
– Halo Wars 2
– Crackdown 3
– Ashen
– Sea of Theaves

É que nem falo da quantidade, na qualidade é um fosso tremendo mas são gostos.

Edson
Visitante
Edson

Lembrando que teremos mais jogos para o one como Gears 5, Halo infinite, Flight Simulator, Cros fire x, Ori and the will of the wisps, etc…

Livio
Visitante
Livio

Mesmo com notícias informando que o Lockhart foi deixado de lado, hoje apareceu rumor de que a MS está a desenvolver um console somente para Streaming.

https://www.eurogamer.pt/articles/2019-07-02-rumor-microsoft-prepara-consola-xcloud

nETTo
Visitante
nETTo

Lançaram a pouco tempo o XBox One SAD e poucos dias depois nem se comenta mais nada do mesmo, imagina esse ai FLOP

Fernando
Visitante
Fernando

O que mais se tem para comentar sobre um Xbox One S em 2019?

bruno
Visitante
bruno

Le bem o comentario do Netto. Nao e a Xbox ONE S. E a Xbox ONE SAD.

Porque e que se deve falar sobre a Xbox ONE SAD? Porque e a Xbox ONE SAD e foi lancada este ano.

Da mesma forma que se fala de streaming e gamePass.

Livio
Visitante
Livio

O site Olhar Digital meio que associa o Lockhart ao novo console MS destinado para o Streaming, ou seja, houve uma mudança de planos deixando o console “mais fraco” para ser só para streaming.

https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/microsoft-esta-trabalhando-em-um-xbox-mais-barato-diz-fonte/87627

Livio
Visitante
Livio

Boa reflexão!!

PS: Ainda vou fazer ingame esse movimento que a Alloy faz na imagem acima. Só estou um pouco enferrujado no HZD.

Brunoab
Visitante
Brunoab

concordo com o que vc escreveu.

e digo mais, o SSD vai fazer mais diferença do que 2 ou 3 TF a mais ou a menos.

dito isso, eu gostaria de RDNA2 14TF, que da 10x 1.8TF GCN… mesmo que fosse usado apenas para pegar jogos de PS4 e botar 4k CB Ultra 60fps no PS5…

HZD 4k mantendo o CB, mas 60fps com LOD infinito tudo no Ultra?

talvez mais jogos a 60fps?

na minha TV, sony x905F (BR), x900F (eua), ?(UE), tem um filtro de interpolação para parecer 60fps… o input lag sobe e tem alguns artefatos… mas a movimentação dos Robôs do HZD… meu deus, fica lindo d+.

Quem sabe patch para todos os exclusivos do PS4 rodarem 4k CB 60fps ULTRA no PS5? Já seria argumento suficiente para os hardcore migrarem do PS4 para o PS5 mesmo sem ter Novos jogos.

Livio
Visitante
Livio

Fala @Brunoab a tua tv é a XBR-55x905F? Cara estou de olho nesse modelo faz tempo, não que eu queira comprar logo, mas já estou escolhendo uma caso meu pequeno quebre o display da minha 50W805B.

Eu gostaria de comprar uma tv 4K somente quando viesse com a nova especificação HDMI e quando tivesse uma oferta maior de conteúdo 4K, por já ter experiência com TVs Sony (2° compra seguida em LCD) eu decidi continuar com a marca em uma futura aquisição de TV.

Mas voltando ao assunto que é a x905F, já que você citou, há muito input lag? Já pesquisei e não achei um local que indicasse. Como é o Android TV, chega a ser lento(Já tive uma péssima experiência com a Philips e sua interface gráfica lenta)? Comprou a TV este ano(se não me engano o “F” indica modelo de 2018)? Está satisfeito com o aparelho?

José Galvão
Membro

@Livio

Tal como já referi, tenho a Sony X900E, saiu em 2017 mas comprei-a em 2018, foi considerada universalmente como a TV do ano com o seu rácio de qualidade/preço imbatível, há quem seja da opinião que a Sony se enganou a fazer esta TV, tanto que a X900F (2018) e a X900G (2019) ganharam em cor mas perderam nos níveis de preto, o bloming na X900G é muito mais notório que na minha, penso que seja porque tem menos zonas de iluminação que a minha, sendo todas ”Full Array Local Dimming”.

O minha sugestão é que compres ou a X900E ou a X900F, esta ganha em cor mas perde no nível de preto, mas nada de relevante, a minha já não deves encontrar mas a do Bruno ainda encontras facilmente e é uma grande TV.

Livio
Visitante
Livio

A x900E não tem mais a venda por ser de 2017, aqui no Brasil a x900F ainda está em oferta pois a G ainda não chegou.

Mas é como eu disse, só compro se acontecer o desastre em casa (soube que ontem o pequeno mirou 2 pequenas vassouras na 805B), espero não ter que comprar.

Obrigado pelas informações.

bruno
Visitante
bruno

Vai o rtings. Tens la analises muito completas a TV onde tocam no input lag. Eu nao concordo muito com a logica que eles usam nas avaliacoes – acho que a LG e um pouco injusticada e a Samsung demasiado valorizada – mas divulgam todos os dados.

José Galvão
Membro

@Brunoab

Estás a falar do Motionflow certo?
Deves tê-lo no máximo, o motion da Sony é considerado o melhor do mercado, eu jogo sem motionflow mas pelo menos não tenho inputlag pelo menos que note.

Eu tenho a X900E e estou mais que satisfeito com ela, tem uma imagem de sonho, se quiseres uns setings que te vão maravilhar ainda mais estás à vontade.

Brunoab
Visitante
Brunoab

isso.

eu so usei o motionflow para testar… não notei input lag, mas notei artefatos…. então desisti de usar ele.

bruno
Visitante
bruno

Tens que o balancear melhor. Provavelmente puseste tudo no maximo. Ao fazeres isso, fica a imagem super suave, mas introduz-te um montao de artefactos. A Sony neste campo e completa e penso que da imensas hipoteses de definir o motionflow. Tenta varias combinacoes de valor ate teres aquele efeito 3D, mas sem os artefactos. Nunca sera tao bom quanto o tudo no maximo, mas sera aceitavel. E sim introduz bastante input lag, que te fica entre os 80 a 120 ms. A x800f era das melhores neste aspeto porque o tinha mais baixo, mas e IPS.

A Phillips 803 OLED tinha dos mais baixos registados de 50 ms, com a interpolacao activada – ha videos na net sobre isso.

Isto e uma area em que a maioria das TVs falha, porque introduz imenso input lag e pode introduzir artefactos.

Seja como for, a Sony anunciou este ano melhorias no sistema que para a interpolacao quanto o movimento for demasiado rapido, precisamente para evitar esses artefactos. mas isso e no novo chip.

Livio
Visitante
Livio

Em casa na 805B eu deixo o Motion desligado

Danilo Marciel
Visitante
Danilo Marciel

Mario pode me dizer no que o meu comentário foi ofencivo ou tão ruim a ponto de ser deletado ?

marckos
Visitante
marckos

Onde está escrito Forza MotorSport 4, acho que é na verdade Forza Horizon 4…

Sim, nessa geração houve uma clara evolução nos gráficos(modelagem, animação, iluminação,texturas, técnicas anti-serrilhado,partículas,etc), mas a cpu fraca dos consoles também contribuiu pra que física, interação com ambiente e inteligência artificial avançasse pouco… Muitos jogos hoje são lindos, mas tem uma interação com o ambiente menor que Crysis, de 2007… Porém, a nova geração deve corrigir isso, com cpus mais potentes…

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Hardware não é tudo, tem que ter investimento e capricho visto q o console mais poderoso dessa geração, o X, não teve nenhum jogo q se IGUALASSE ao grafismo de Driveclub do PS4 base

Fernando
Visitante
Fernando

Forza Horizon 4 é melhor, já no próprio One original, no X que está praticamente alinhado com o ultra do PC e em 4K é bem melhor.
Red Dead Redemption 2 no Xbox One X é metade do caminho entre a atual geração e a próxima. Na verdade, acho engraçado como aqueles tendenciosos ao Playstation negligenciam que esse é o jogo com melhor tecnologia e gráficos da geração, mas acho que é por que é apenas na versão do X e tem aquela picuinha de quem sempre defendeu que ele não era suficiente para reproduzir jogos do playstation 4 em 4k. Com RDR2 o X não só fez em 4K, como fez com maior fidelidade gráfica, e isso machuca o ego de quem acredita que a Sony tem a equipe de engenheiros de console muito melhor do que todos os outros, mesmo quando eles tecnicamente nunca tiveram o hardware mais forte de nenhuma geração.

bruno
Visitante
bruno

@Fernando E tu a dar-lhe…

https://www.youtube.com/watch?v=fa0ju5cp5Ns

Sao a mesma coisa graficamente – tem o mesmo nivel de detalhe?

Tu com essa insistencia so revelas que efectivamente desconheces a realidade da PS4 ou o que de melhor se faz hoje – nao e de espantar tendo em conta o panorama geral da Xbox.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Me convide pro seu show de stand-up fernando,se as piadas forem desse nível irei rir até 2030, 76% dos jogos de x são 4K fake, forza 4 com qualidade ultra do pc? Ora controle-se, é no high no máximo nem sei se chega.O q os caixistas não se conformam é que tem um console tecnicamente mais potente e não tem gráficos a nível de gow, Uncharted 4 no ps4 base, ah o rdr a melhor versão eh no x? Sim concordo mas no PS4 PRo e base as versões são ótimas, já no one base é injogavel, tem mais névoa q silent hill, rdr no x é inferior graficamente a gow Uncharted no ps4 base, forza 4 mais bonito q driveclub?? Cara continue assim, vc tem futuro no stand up

Mário Armão Ferreira
Visitante

Na realidade o modo qualidade anda muito perto do ultra no PC.
A diferença são os FPS. No PC tens 60, na X tens 30.
Um pequeno pormenor!

Fernando
Visitante
Fernando

Em comparação com a geração passada, a atual é diferente no fato de que os gráficos ainda estão muito bons, e acho que pra quem tem um console melhorado, não parece fazer muito sentido a nova geração ainda. Na geração passada, na mesma altura, um ano antes dos novos consoles, existia uma grande lacuna perto do que o PC podia fazer.
A nova geração deve apostar 100% em Ray Tracing e taxas de frames mais altas, principalmente por causa das novas TVs que suportarão VRR. Talvez jogos 4K 120fps, que podem continuar rodando em consoles existentes usando técnicas de reconstrução de imagem e 30fps. Não descartaria também jogos 4K nativos usando técnicas de reconstrução para ficarem melhores em TVs 8k. Jogos que explorem o poder dos novos CPUs a ponto de precisarem travar em 30fps talvez não aconteçam, provavelmente a GPU será o gargalo primeiro.

bruno
Visitante
bruno

Nao e so para quem tem console melhorado nao…

Quem tem uma PS4 base tambem pode continuar satisfeito porque as diferencas para a Pro sao minimas.

bruno
Visitante
bruno

Eu estou mais preocupado que estejam desesperados por lancar uma nova geracao antes do tempo, sem a potencia suficiente para justificar o salto e que interrompam uma geracao qeu ainda tem pernas para andar.