Estilos de jogos extremamente comuns e que nasceram no ZX Spectrum

Os sistemas informáticos evoluem, e hoje em dia fazem-se coisas que não era possíveis anteriormente. Mas mesmo assim, o ZX Spectrum foi pioneiro em muitos dos estilos de jogo dominantes nos dias de hoje.

Todos os estilos de jogo tiveram um jogo que foi pioneiro no mesmo. E o ZX Spectrum foi uma máquina que se revelou muito inovadora nesse sentido ao apresentar as primeiras versões de estilos que hoje são extremamente populares.

Tendo passado por toda a geração ZX Spectrum, que ainda hoje recordo com elevada saudade, e cujos jogos ainda jogo casualmente devido a que a sua qualidade é, ainda hoje, inegável, esta é uma situação que mesmo a mim me passa por vezes despercebida até ponderar a mesma

Note-se que apesar de aqui abordarmos o Spectrum, alguns outros computadores da mesma era apresentaram igualmente estes jogos. O Spectrum aqui usado é apenas um exemplo por ter sido o mais popular da sua altura.

De que jogos falamos? Bem, nada como dar alguns exemplos:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Jogos tácticos “Turn Based”

Rebelstar (foto de cima) foi o pioneiro neste tipo de jogos, mas foi apenas com Laser Squad (foto de baixo) que o estilo ganhou verdadeira popularidade.

Desde essa altura outros jogos do género surgiram, já devidamente adaptados às novas realidades tecnológicas como o caso de X-Com, tambem conhecido como UFO: Enemy Unknown . Rebelstar iniciou, mas Laser Squad expandiu e estabilizou o género, onde controlamos um grupo de soldados numa missão num mapa onde cada elemento joga na sua vez, sendo uma equipa controlada pelo jogador, e a outra pelo computador.

Laser Squad permitiu a escolha de armas e equipamento personalizado e possuía elementos destrutiveis, como o próprio cenário. Os tiros possuiam maior ou menor probabilidade de acertarem, conforme a distência e o terreno, e havia a possibilidade de tiros de oportunidade quando um inimigo cruzava o nosso campo de visão sem nos ver. Basicamente todas as fundações principais para os jogos que se seguiram, estavam lançadas.

Depois o X-Com teve direito a várias versões, algumas já da Firaxis,  e direito a outros jogos do mesmo estilo como Jagged Alliance. Atualmente o criador de X-Com está a trabalhar num novo jogo baseado no estilo e de nome Phoenix Point.

Eis video de Laser Squad:

Simuladores espaciais

Este é um género que evoluiu tremendamente e que deu origem a milhares de jogos de todos os tipos e mais alguns. Mas olhando para trás vemos que tudo começou no Spectrum, com Elite.

Numa altura onde os jogos eram basicamente criados seguindo o estilo das arcadas, ou seja baseados em vidas limitadas e pontuações para uma tabela de “High Scores”, as mecânicas de elite estendiam-se para muito além disso. O jogo baseava-se na exploração e comércio que levavam a melhorias no armamento, defesa, e aumento da capacidade de carga da nave Cobra Mk III e teve mesmo ecos na progressão de personagens e equipamentos usados nos RPGs. A sua estrutura não linear torna-o num parente distante dos atuais jogos de mundo aberto.

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

Aqui torna-se dificil de dizer se Elite foi realmente o pioneiro em tudo o que implementava, mas que foi o jogo que tornou a estrutura, isso foi. Combate espacial contra piratas, comercio, exploração e mineração, tudo basicamente popularizou-se aqui. E Elite: Dangerous, que surgiu 30 anos depois, apoiou-se em todas as mecânicas do jogo original dado o sucesso que este teve na altura.

Eis video de Elite:

Gestor/Treinador de futebol

Eis aqui um formato que se mantêm popular, particularmente nos smartphones. E um formato que mais uma vez teve aparecimento na era do ZX Spectrum. E curiosamente o nome do jogo original era exactamente Football Manager (apesar de não haver qualquer relação com a séria atual de jogos da Sports Interactive).

O jogo tinha um número limitado de jogadores, dados estatísticos básicos para cada um deles, e em termos de tácticas não havia muito que se pudesse dizer. Mas tinha um “motor de jogo” que mostrava as jogadas principais.

Os jogos futuros que o sucederam não tinha essa caracteristica. As capacidades gráficas do Spectrum e a sua memória reduzida eram provavelmente a causa, pelo que esse tipo de situações acabou por ficar deixada à imaginação. E jogos como Football ManagerThe Double ou Tracksuit Manager expandiram o conceito original do Football Manager de 1982, adicionando lesionados, formações e tácticas, aptidão física e moral, características que ainda hoje são usadas em jogos como Championship Manager e outros.

Eis video de Footbal Manager:

Jogos de mundo aberto de condução automóvel

GTA expandiu muito o género, mas outros como Forza Horizon nem tanto. Mas a verdade é que conduzir em mundo aberto foi algo que apareceu no Spectrum.

Turbo Esprit era um dos meus jogos favoritos do Spectrum (meus Deus, aquele ecrã de entrada, em cima à esquerda, eu era fascinado nele…). O jogo da Durrell colocava-nos ao volante de um automóvel lotus (na foto de cima é o carro na faixa mais interior), que se movimentava livremente pela cidade. O painel de instrumentos não estava ligado à vista de jogo, mas fornecias indicações de velocidade, o volante curvava de acordo com as manobras e o ponteiro do combustível funcionava.

O jogo possuía 4 cidades onde podíamos conduzir livremente. A cidade deslocava-se no ecrã, havia semáforos funcionais, peões, trabalhadores a mudar lâmpadas de postes, estradas de dois sentidos, e outras com 3 faixas de cada lado.. Os farois dos carros funcionavam, incluindo os piscas de mudança de direcção. Os carros moviam-se a diferentes velocidades, trocavam de faixas e mudavam de direcção nos cruzamentos. Basicamente este foi o percursor de jogos como Driver: San Francisco, Burnout Paradise, e mesmo Grand Theft Autos que mesmo que introduzindo muitas mecânicas novas, devem alguns dos seus componentes mais básicos ao que este jogo mostrou pela primeira vez.

Eis Turbo Esprit em video:

Publicidade

Posts Relacionados

Comentarios dos Leitores (1)

  1. muito nostálgico, o tkzinho 95 que era clone do spectrum, muito jogo bom , bom pra K7 , ótimos jogos pra época que ate hoje é gostoso jogar, me divertia com enduro racer, commando, Into the Eagles Nest etc, etc, e espero jogar de novo

Os comentarios estao fechados.