Estudo prova que headphones com fio tem melhor som que os sem fios.

A situação não surge exactamente como uma surpresa, mas este estudo valida a ideia de que o som com fios supera o som por sistemas sem fios.

Os headphones sem fios entraram no mercado em força, muito por culpa da Apple que promove a situação nos seus telefones topo de gama. Mas um novo estudo pela SoundGuys conclui que o sim vindo de headphones com fio é melhor do que o som por aparelhos bluetooth sem fios, isto apesar que, por outros motivos, a maior parte das pessoas poderão não notar isso.

A questão passa não só pela transmissão e interferências, mas igualmente pelo facto que os codecs Bluetooth tem associados forçosamente questões ligadas à qualidade. No entanto o estudo refere que a situação só não assume grande significado pois as pessoas acima dos 24 anos tem, na sua maioria, uma perda induzida de audição que faz com que não consigam perceber a diferença.

Nesse sentido o estudo recomenda o uso dos headphones sem fios em situações de uso temporário, ou com ruídos de fundo. Mas se a audição é feita no silêncio e conforto da casa, os fones com fios são recomendados.

Os problemas com o audio AAC usado pelo Bluetooth prende-se com a compressão, e muito da sua qualidade está relacionada com o aparelho a que os phones estão associados. A Apple por exemplo, tratou de trabalhar o audio antes da compressão, cortando nas gamas de frequências que por norma as pessoas por norma não ouvem. No entanto, foi mais agressiva em algumas áreas, e isso resulta em perdas de qualidade de som que são perceptíveis, em qualquer idade.



O gráfico de baixo mostra, para vários aparelhos, o resultado das frequências, o que podemos ver é que as mesmas são cortadas de forma diferente de aparelho para aparelho.

soundguys aac

O resultado destes cortes é que no Android não encontramos consistência, dependendo por isso os resultados do telefone usado, da forma como ele gere as suas tarefas, o modo de economia de energia (ou falta dele) que usa, e outras situações, que mexem com  a qualidade do audio, tornando o som AAC inconsistente. Nesse sentido a SoundGuys diz que, para utilizadores Android, não recomenda headphones que apenas tenham uma opção AAC dado que a “experiência audio é quebrada de fonte audio para fonte audio.



A conclusão da SoundGuys é que o audio Bluetooth pode ser “bom o suficiente para a maioria das pessoas”, mas não é “bom o suficiente para todas as pessoas”. Explicam a situação referindo que os benefícios de um bit rate maior é académico, mas que há falhas no audio Bluetooth que o impede de substituit o velhinho jack de 3.5mm em todos os contextos, tornando-se basicamente numa solução mais cara e menos eficiente.

Segundo ainda a SoundGuys, novos codecs estão em desenvolvimento que deverão melhorar a relação do consumidor com o conteúdo de alta qualidade. Mas mesmo assim, recomenda que usem uma versão de phones com fio por este se revelar melhor e mais barata. Utilizadores passageiros e despreocupados, esses podem usar a versão sem fios.

Daí que se aprecias um som de total qualidade, esquece os phones sem fio.



Posts Relacionados

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of