Facebook está a desenvolver uma técnica capaz de identificar a câmara que tirou uma foto

camera

Da mesma forma que se identifica uma pessoa pela impressão digital, o facebook quer identificar uma câmara pelas fotos tiradas.

O facebook pretende passar a saber que câmara tirou que fotografia. E nesse sentido patenteou uma metodologia de identificar a câmara responsável por uma foto baseada nas características da câmara. A metodologia pretende identificar as fotos que são tiradas pela câmara dos utilizadores e por câmaras de terceiros, sabendo quem tirou o que.

De acordo com a patente situações como riscos na lente, problemas de pixels, fugas de cor e artefactos podem criar uma espécie de impressão digital de cada câmara. E com ela será possível saber-se que hardware tirou que fotos!

Poderá não ser, pelo menos para já, tão preciso como as impressões digitais, mas poderá ser mais do que suficiente para, combinado com dados GPS e alguma informação adicional do utilizador e amigos, identificar a câmara.

 

patent

O Facebook alega que esta situação poderá ajuda-los a detectar contas fraudulentas e contas múltiplas de um único utilizador. Mas a detecção de câmaras possui algo que interessa mais ao Facebook que é reforçar a capacidade de detecção de amizades e acções sociais para além do declarado pela lista de amigos.

A tecnologia pode parecer interessante, mas também é assustadora. Especialmente porque nada impede o facebook de pesquisar outras fotos na Web e determinar quem as tirou, podendo comprometer a vida pessoal das pessoas.

Publicidade

Posts Relacionados