Final deste ano é decisivo para a marca Xbox

Convenhamos que a Microsoft apostou tudo neste final de ano. E caso a sua consola não bata a Playstation, a imagem da marca fica em maus lençois.

vs

NOTA POSTERIOR À PUBLICAÇÃO DO ARTIGO: De acordo com a IGN, com dados da NPD, em Outubro a Xbox One bateu a Playstation 4 nos EUA! A nível mundial a PS4 continua líder. A política da Microsoft funcionou em Outubro.

A Microsoft aposta forte para este fim de ano. E em todos os campos!

Actualmente a empresa prepara uma série de campanhas para o final do ano mostrando uma das apostas mais fortes de sempre na sua consola.

Vejamos o que a empresa tem vindo a fazer nos EUA e que tivemos conhecimento (note-se que não falamos de promoções normais de iniciativa das lojas, mas sim de promoções negociadas oficialmente pela Microsoft com as lojas. Por esse motivo não falaremos da Black Friday onde sabemos que ambas as consolas irão aparecer à venda a $299):

Nota importante: O artigo em questão não pretende comparar ou listar exaustivamente as promoções existentes em ambas as consolas. Apenas dar a conhecer as medidas oficiais efetuadas pela Microsoft no sentido de aumentar as vendas da sua consola para este período de Natal.

Xbox One

Promoções específicas com a Gamestop:

  • 2 a 5 de Novembro – Já terminada: Receba um controlador extra na compra de uma Xbox One. (Acumulável com bundles promocionais)
  • 6 a 8 de Novembro – Já terminada: Compre um Bundle de Xbox One: receba um jogo adicional e um controlador Wireless gratuitamente
  • Até 21 de Novembro – Em vigor: Receba $100 de crédito para uma Xbox One na entrega de uma PS3 (120GB+) ou Xbox 360 (250GB+).

xboxonetrade

Promoções específicas com a Best Buy

  • 1 a 5 de Novembro – Já terminado: Receba um cartão com $50 de saldo na compra de uma Xbox One.
  • 6 a 7 de Novembro – Já terminado : Compre um Bundle Xbox One. Receba um jogo adicional e um cartão com $50.
  • 8 de November 8: – Já terminado Compre um Bundle Xbox One. Receba um jogo adicional gratuitamente.

Promoções específicas com a Amazon

  • 2 a 5 de Novembro – Já terminada: Receba Mad Max gratuitamente quando compra uma Xbox One.
  • 6 a 8 de Novembro – Já terminada: Compre um Bundle Xbox One. Receba Max Max gratuitamente.

Promoções específicas com a Target

  • 1 a 5 de Novembro –  Já terminada: Receba um cartão com $50 na compra de uma Xbox One.
  • 6 a 7 de Novembro – Já terminada: Compra um Bundle Xbox One. recebe um jogo adicional e um cartão com $50.
  • 8 de Novembro –  Já terminada: Compre um Bundle Xbox One. Receba um jogo adicional gratuitamente. (Apenas Online)

Promoção genérica em todas as lojas

  • Compra um Bundle Xbox. Receba 3 jogos gratuitamente (Assassins Creed Unity +  2 jogos à escolha) – Em vigor
  • Compra uma consola Xbox com Kinect. Desconto de $100 e receba 3 jogos gratuitamente (Assassins Creed Unity +  2 jogos à escolha) –  Em vigor
  • Compre um Bundle Xbox. Receba um jogo adicional gratuitamente –  Em Vigor

Estas promoções estão indicadas nesta página oficial da Microsoft.


Associado a estas campanhas, a Microsoft anuncia a sua nova Dashboard que será (ou já terá sido –  artigo escrito no dia 9) disponibilizada ao público. A novidade trará melhorias nos tempos de acesso das opções dos menus da consola, bem como suporte ao DirectX 12. Existe ainda o que pode ser considerado como uma arma de peso, a retro compatibilidade com a 360.

Temos ainda o que a Microsoft considera ser o melhor conjunto de jogos da história da Xbox disponível para a Xbox One neste Natal, com o lançamento do maior Franchising da história das consolas, Halo, e que já sabemos ter batido recordes de receitas tornando-se no lançamento de um exclusivo consola mais lucrativo de sempre. Tivemos ainda Forza 6 que até ao momento teve fracas vendas, Gears of Wars: Ultimate Editon (uma remasterização), e Rise of The Tomb Raider (exclusivo por apenas um ano).

Playstation 4

Ora do lado da Sony e da Playstation 4 temos poucas novidades. Na realidade mesmo muito poucas, sendo este um dos períodos de Natal mais fracos da história da consola.

Para além dos habituais e já tradicionais bundles a PS4, que poderão aparecer igualmente com algum tipo de promoções adicionais), a consola apresenta-se para este Natal com um contrato de publicidade exclusiva (não é uma exclusividade de jogo, mas dos direitos de fazer publicidade a ele) em Star Wars: Battlefront, uma exclusividade de 1 mês nos novos mapas de Call of Duty 3, bem como os direitos de realização de eventos e-sports para este jogo, e uma remasterização de Uncharted 1, 2 e 3!

Resumidamente, face à campanha mais agressiva de vendas da Xbox One podemos apenas dizer que a única novidade verdadeiramente digna desse nome da Playstation 4 é uma descida de $50 no seu preço, mas que nem a torna na consola mais barata, mas apenas a coloca lado a lado com o preço oficial da Xbox One.

Parece claro que ao concorrer contra uma Playstation 4 que no fundo apresenta para este Natal como ponto forte de destaque para vendas um conjunto de jogos da Playstation 3 (os Remasters de Uncharted 1, 2 e 3), a Xbox One ficará muito mal vista caso não consiga bater a concorrência.

Mas a vantagem de performance e resolução da PS4 que tem vindo a ser visualizada terá muito ainda a dizer, e a maior parte dos compradores sabe que uma consola não vale só pelo que está à venda no dia da sua compra, sendo que os exclusivos existentes e os já anunciados pela Sony para 2016 podem ter muito peso na escolha.

O certo é que se com toda esta aposta e todo este cenário favorável, se a Xbox One não bate claramente a PS4 neste período de Natal, a geração ficará irremediavelmente inclinada.

Publicidade

Posts Relacionados