Final Fantasy para a PS4 é o primeiro jogo de consolas a permitir mudar a resolução

Apesar de as consolas sempre terem tido resoluções fixas, os jogadores sempre pediram mais controlo sobre as opções, e a Square Enix vai permitir isso em Final Fantasy XIV ao permitir mudar a resolução.

Apesar de os jogos serem programados com um determinado nível de performance em mente, jogos como os MMORG onde a liberdade dos jogadores é total podem levar a situações onde centenas de personagens com elevado detalhe se podem juntar de forma descontrolada, com impacto nas performances.

Daí que os jogadores gostem de ter nestes jogos, tal como nos PCs, um maior controlo sobre as performances, algo que a Square Enix ouviu.

Apesar de o jogo correr na PS4 com um frame-rate livre, mas limitado superiormente a 60 fps e perfeitamente suave, o universo PC já demonstrou que nos MMORG mesmo máquinas de topo podem ter problemas de performance em determinadas situações pouco usuais onde centenas de jogadores se juntam.

E desta forma a Square Enix permite escolher entre performance total (Standard HD ou 720p) e grafismo total (Máximum ou 1080p). Se queres a qualidade jogas a 1080p, mas se estás numa situação com centenas de jogadores e onde a performance possa estar a sofrer, podes mudar para 720p.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

selecao

Como se pode ver pelas imagens que se seguem o nível de pormenor é exactamente o mesmo:

ff1

ff2

Esta é uma boa notícia que dá mais controlo aos jogadores, apesar que é mais um passo para tornar as consolas algo semelhantes aos PCs. Esperemos é que os motivos da existência da opção sejam efectivamente esses e não fraca performance da consola. Mas tal não parece coerente pois nesse caso seria lógico assumir que o jogo sairia nativamente numa resolução intermédia.

Publicidade

Posts Relacionados