For Honour, e o os abusos do pay “for win”.

For Honour foi lançado o mês passado, e foi mesmo o jogo que mais pessoas teve no seu beta fechado. Mas agora está a perder jogadores todos os dias. Porque?

Nota: A experiência em causa não foi vivida ou sequer experimentada por nós, mas foi relatada no reddit por um utilizador como sendo um dos motivos pelos quais as pessoas estão a fugir do jogo, sendo a noticia relatada por vários websites. Por acharmos a situação de interesse, até porque esta problemática está cada vez mais corrente e aplicada a um grande número de jogos, resolvemos igualmente abordar o assunto.

Eis um resumo do relato:

For Honour teve boa recepção da crítica e foi muito elogiado pelos seus valores de produção, tendo tido mesmo boas vendas, mas a realidade é que os jogadores estão cada vez mais a fugir do jogo.  Em apenas 2 semanas o jogo perdeu 50% dos utilizadores do Steam e não se trataram de problemas nos servidores do jogo ou sequer de bugs .



O grande motivo do desinteresse dos jogadores é a implementação de microtransações. Coisas que podem ser compradas e que ajudam a evoluir no jogo, e que a Ubisoft algega que não alteram a verdade do jogo uma vez que podem todas ser desbloqueadas normalmente ao jogar-se o jogo.

Mas infelizmente, entre o que a Ubisoft diz, e a realidade das coisas vai uma grande diferença.

Infelizmente o jogo possui 12 herois, sendo que casa um deles requer 91500 de aço (a moeda do jogo) para desbloquear tudo o que o jogo oferece. Ou seja, nos 12 herois, isso requer 1,098,000 de aço.



Ora o aço é vendido em pacotes de 150 mil unidades por 100 dólares. E isso quer dizer que caso alguem quisesse comprar tudo, teria de gastar um total de 732 dólares no jogo. Uma exorbitância em compras in-game que passa em quase 10 vezes o custo do jogo em si.

E isto só por si já mostra o abuso em que o jogo entra.

Mas claro, segundo a Ubisoft tudo isto pode ser desbloqueado de graça. MAs será? A questão é que no jogo há de tudo, desde jogadores com muitas horas, a jogadores casuais, e acima de tudo jogadores que pagam e jogadores que não pagam.

A grande questão aqui é que o jogador casual, a grande maioria, e que joga uma média de 1 a 2 horas por dias entre 5 a 7 dias por semana não tem facilidade de evoluir. O cumprir com uma missão do jogo oferece 1000 de aço, e recebe-se ainda 200 de aço por cada jogo em que se participa. Ora com uma média de 1200 aço por dia, um jogador casual demoraria 915 dias a ganhar o aço necessário para desbloquear tudo. Estamos a falar de mais de 2 anos e meio a jogar todos os dias!

Naturalmente a situação cria um grande desiquilibrio entre quem joga mais, quem joga menos, e acima de tudo entre quem paga e quem não paga. É um abuso tremendo que está a matar o jogo!

E tu? Já jogaste este jogo? Achas que a situação é assim tão problemática? Concordas? Discordas?



Posts Relacionados