Forza 7 Xbox One vs PC

O artigo que se segue compara as versões de Forza 7 na Xbox One com a versão PC.

Pois é, pelo terceiro dia seguido falamos de Forza 7… É certamente muito Forza!

Mas se o primeiro artigo era mostrar lado a lado a versão Xbox One com a da Xbox One X, e a segunda mostrar como um PC topo de gama pode ir muito mais acima do que os 4K da Xbox One X, agora o que vamos fazer é comparar a versão Xbox One com a versão PC do jogo.

Mas porquê esta insistência? Bem, porque sinceramente achamos que a versão Xbox One está tão bem feita que ela merece destaque, e elogios, algo que não aconteceu nos outros dois artigos.

Não é que a versão PC não seja superior… ela é superior, e isso nota-se visualizado as duas versões. E nem é preciso colocar as mesmas lado a lado para que elas saltem à vista, pois elas são claras de forma imediata.



A questão é que a versão Xbox One é um dos melhores exemplos de como se pode reduzir certas situações, sem as cortar, criando uma versão capaz de correr num sistema inferior, e com todas as caracteristicas das versões superiores. Mais ainda, a forma como os cortes são feitos são de uma mestria suprema, pois não só a situação só chama a atenção quando comparada lado a lado, como são realizados em zonas de menor importância, e que durante o jogo nos passam completamente ao lado.

NOTA: As imagens podem ser abertas num novo separador para a sua resolução total.

Vamos ver exemplos:

A imagem de cima mostra a sequência inicial de uma corrida e a mesma cena nas duas consolas. Como é aparente, com excepção de uma maior transparência do vidro na versão PC, as imagens são idênticas.

A mestria aqui passa não pelo corte da transparência (algo que neste caso nem podia acontecer), mas pela sua redução, podendo-se assim diminuir o nível de detalhe no interior do carro, poupando-se algum processamento, sem que a situação seja verdadeiramente chocante.

O mesmo se passa com os reflexos. Vamos ver:

Eis uma imagem da versão PC:

E a mesma imagem na versão Xbox One:

Repare-se como a Xbox mantêm a qualidade quase intacta de tudo que está em primeiro plano, mas no entanto há duas situações diferentes aqui.

A primeira diferença pode ser visualizada olhando para o camião verde, e onde percebemos que o efeito de profundidade de campo é maior na versão PC, apesar de não ser inexistente na versão Xbox One.

A segunda diferença está nos vidros do camião, onde o cenário está a refletir. E como se percebe a resolução dos reflexos é bastante superior no PC do que é na Xbox One. Trata-se porém apenas de um pormenor de animação e não algo que seja super relevante no jogo. A questão a notar é que tudo está lá, nada foi cortado, apesar do corte na qualidade do reflexo.

Onde este pormenor está mais presente em uma dimensão superior é quando optamos por uma vista sob o capot. Aqui, o que temos é o seguinte:



As imagens são um pouco diferentes, mas a zona refletida é a mesma. Notem tambem que isto é um zoom à zona do motor, e não o que possuem no ecrã.

Torna-se clara a maior resolução na versão PC, mas a Xbox possui exactamente o mesmo reflexo, e a coisa até passa despercebida pois ele está lá, e como sabemos certas tintas são mais reflexivas do que outras, motivo pelo qual, a situação nem choca!

Mas onde mais corta a Xbox? Vamos ver mais duas imagens comparativas:

Reparem como as texturas principais são relativamente parecidas (apesar de serem superiores no PC), ao ponto de não chamarem a atenção. Não é um pormenor verdadeiramente digno de registo.

Onde está o maior corte é nas texturas colocadas à distância onde a Xbox usa um Anisotropic Filtering inferior (16x no PC). A geometria dos objectos à distância tambem é de pior qualidade apresentando muito mais flickering devido a uma menor qualidade do Anti Aliasing.

Vamos ver em pormenor:

Repare-se na geometria da antena. Ambas as imagens estão a 1080p, mas o MSAA 8X possível no PC revela-se capaz de reproduzir muito mais detalhe do que a solução de menor qualidade usada na Xbox One.

Diga-se que o flickering do Aliasing é a maior das diferenças registadas entre as duas versões, e é impossível de não ser notado quando comparadas as versões. No entanto note-se que o MSAA 8x do PC e o AF 16x requerem uma placa gráfica de topo.

Outra das diferenças que me pareceu ver quando joguei amas as versões prendia-se com uma suposta melhor qualidade da luz na versão PC. Apesar de não ser nada de flagrante, a versão PC parecia ter um pouco mais de acuidade, algo que inicialmente atribui à melhor solução de AA. No entanto, quando coloquei as imagens lado a lado, percebi que tal não era assim.

Eis um conjunto de imagens que mostram diferenças nas cores devido à melhor iluminação do PC!

No global, apesar da superioridade do PC, a Xbox One surpreende pela positiva e é digna de elogios. O jogo corre fluido a 1080p 60 fps, e os cortes não são chocantes. É um jogo excelente e mostra bem como a optimização, quando bem feita, permite puxar por esta consola.

Note-se que apesar de termos testado os jogos por nós mesmos, usando uma Xbox One e um i7 4770K com uma RX 480, as imagens de cima não foram capturadas por nós, tendo sido obtidas na internet.

Experimentamos ainda o jogo a 4K, downsampled para 1080p, sendo que a única situação que se verifica é uma ligeirissima melhoria no já excelente Anti Aliasing. Nada porém de significativo.



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Igor
Visitante

Show!!!

Fernando Molina
Visitante

Vendo essas comparações feitas em todas as versões do Forza 7, eu me pergunto, será que vale mesmo a pena trocar o One pelo One X??? na minha opinião, não

E também vendo essas comparações, fico mais tranquilo por enquanto de deixarem o One normal de lado

Netto
Visitante

Concordo, por este Forza não vale o investimento altíssimo.
Cara no geral, não vale a pena.

ziel7
Visitante

Muito bom eu já havia assistido o video que foi utilizado neste comparativo e a Turn10 como sempre é um ótimo exemplo no que diz respeito a otimização, eu estou passando por um dilema comprar um XoneX ou um G920 para jogar forza, realmente a otimização no Xbox ONE está fantástica e como deve ser a plataforma de maior base vai receber maior atenção, agora fico imagino caso a turn 10 venha focar na versão do XoneX como principal ? e outra coisa este é terceiro jogo trouxe muita experiência adquirida com os anteriores laguna os próximos para XoneX, espero ver a serie melhorar ainda mais porém nem consigo imaginar como.

Carlos Zidane
Visitante

Não conhecia esse Tensilica Vision P5 DSP.
Se um dia desses tiver um artigo sobre não seria nada mal.