Forza Celebra 10 anos

Pode não parecer, mas o primeiro Forza apareceu já há 10 anos… na Xbox Original!

Há jogos que envelhecem muito mal… outros que envelhecem muito bem! E Forza é um dos poucos jogos que se enquadram perfeitamente no segundo caso.

O primeiro jogo da série faz agora 10 anos… 10 anos onde tivemos sequelas de qualidade e a fuga do Forza Motorsport para a variante Forza Horizon.

O jogo começou por ser um pretendente a concorrente de Gran Turismo, e acabou por conquistar o seu lugar ao lado deste, sendo a alternativa na consola da Microsoft, e com uma qualidade que nada deve ao seu rival.

Curiosamente o jogo sempre foi reconhecido pela sua qualidade gráfica. Ao ponto de, vendo as diferenças nas performances das consolas, a versão original envergonhar um pouco as novas versões.

O jogo começou em 2005 na xbox original, e tinha o seguinte aspecto. Note-se que nesta fase o jogo ainda não corria a 60 fps, ficando-se pelos 30:

Forza1

Digam lá o que disserem, para a época este jogo era um real portento gráfico! 233 carros, 31 pistas, Dolby 5.1 e a introdução do sistema Drivatar.

Mas Forza Motorsport apenas teve um jogo na Xbox Original, e em 2007, quando Forza 2 foi lançado, a plataforma a atingir era já a Xbox 360. O resultado era este!

Forza2

As melhorias estavam longe de serem claras. Nesta primeira versão do jogo na Xbox 360, apesar das melhorias na resolução e texturas, na qualidade geral da jogabilidade e manuseamento do carro, e nos FPS que passavam agora para 60, o jogo ainda possuía muitas semelhanças com a versão da Xbox original. O Anti Aliasing não existia e o grafismo… basicamente ganhava só com a resolução face ao jogo anterior.

Foi preciso esperar por Forza Motorsport 3 em 2009 para vermos o jogo a brilhar na Xbox 360.

Forza3

Basta olhar para a imagem para se perceber as claras melhorias apresentadas por Forza Motorsports 3 face à versão anterior. Texturas e iluminação mais refinadas e uma qualidade geral bastante superior que faziam agora justiça à Xbox 360. Basicamente foi aqui que a Turn 10 elevou a fasquia colocando o jogo muito perto do apresentado por Gran Turismo na consola concorrente. 400 veiculos e deformação de pneus calcula por física real eram alguns dos pontos fortes apresentados nesta versão do jogo.

Mas a mestria do hardware não terminava aqui. E Forza Motorsport 4, lançado em 2011, trouxe ainda mais melhorias.

Forza4


Apesar de estarmos longe do salto que foi Forza 3, Forza Motorsports 4 refinou ainda mais o jogo, elevou o número de carros para 500, e acrescentou o suporte Kinect. E esses refinamentos a um produto que já era de qualidade, pela primeira vez, colocaram o jogo ao nível de Gran Turismo, tornando-se assim Forza Motorsports, ele próprio, uma referência no mundo dos jogos de simuladores.

Mas foi a crescente populariedade do jogo e a vontade de o transportar para um mundo aberto que deu nesta altura. em 2012, origem a uma versão mais arcada e aberta. A série Horizon.

ForzaH1

Forza Horizon era, gráficamente, um verdadeiro luxo. O público abandonava o aspecto cartonado e passava a 3D. Os gráficos era melhorados e o mundo passava a aberto. Os fotogramas esses desciam para os 30, mas a inclusão do ciclo dia/noite associada a todas as restantes melhorias, mais do que compensavam.

E eis que chegamos a 2013, e à primeira versão do jogo para a Xbox One, com Forza Motorsports 5.

Forza5

Tal como a primeira versão de Forza na Xbox 360, este Forza está longe de dominar o hardware. No entanto não deixou de ser algo decepcionante verificar-se que algumas situações que se julgavam ultrapassadas dada a maior capacidade do hardware, como o público em cartão, se manterem ainda. No entanto, tal como o primeiro Motorsports na 360, é claro que a mestria no uso do hardware está longe de ser obtida.

2014 viu aparecer a primeira versão da série Horizon igualmente na Xbox One. Era Forza Horizon 2!

ForzaH2

Claramente este jogo já mostrava claras melhorias na capacidade da equipa em dominar o Hardware. Apesar de apenas um ano se ter passado, e de as melhorias gráficas serem expectáveis para este jogo, o mesmo elevou bastante a fasquia face à versão anterior. E não falamos apenas dos ganhos naturais apresentados pela descida dos fotogramas para 30 típicos desta versão do jogo e da implementação das situações já introduzidas por Horizon na Xbox 360

O jogo apresentou diversas melhorias significativas que permitiram subir o Anti Aliasing para um MSAA 4x, criar o já existente nesta série ciclo dia/noite, e ainda por cima acrescentar efeitos metereológicos. Uma evolução marcante para tão pouco tempo!

Agora 2015 verá o aparecimento de Forza 6. E pelo muito pouco que foi visto a equipa parece estar já em pleno domínio sobre as capacidades do hardware. Daí que Forza 6 poderá e deverá ser ser o primeiro jogo da série verdadeiramente digno da consola em que corre!

Entretanto… e até lá… ficam os parabéns, mais do que merecidos, à série Forza!

Publicidade

Posts Relacionados