Foto de miúda no Facebook permitiu detectar doença rara que lhe podia tirar a visão

Uma foto de uma miúda colocada no facebook permitiu que se percebesse um problema nos olhos que lhe podia tirar a visão.

miuda

Para que não se contem só desgraças sobre o Facebook, eis aqui uma situação onde a rede social se revelou bastante útil.

Rylee Taylor é a miúda que vemos na foto, e que foi colocada pela sua mãe no Facebook. E a mesma levou a que as pessoas chamassem a atenção para que algo estava errado.

Rylee possui apenas 3 anos, e é toda sorrisos nas foto, mas o seu olho esquerdo (à direita na foto) está com uma luminosidade excessiva, parecendo estar a brilhar.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente poder-se-ia pensar que o defeito era na lente da câmara, ou um reflexo pontual que calhou de acontecer naquele olho, mas a realidade é que a difeernça para o outro era de tal maneira excessiva que os amigos recomendaram à sua mãe que a levasse a um oftalmologista.

E efectivamenet Rylee tinha uma doença rara chamada “Coats’ disease” (desconheço a tradução para Português) after her mom took her to the doctor. Esta doença pode causar cegueira ou perda parcial de visão em um ou ambos os olhos, mas se detectada cedo pode ser prevenida, o que aconteceu aqui.

Infelizmente os sintomas são difíceis de detectar e mesmo a pessoa que padece da doença não se apercebe de nada até ser tarde demais. Mas a visão vai-se deteriorando em um olho e depois o problema alastra-se ao outro, e dado que as vitimas são normalmente crianças elas tem dificuldade em perceber essa perda de visão até ser tarde demais.

Mas felizmente essa foto foi para o Facebook, e sendo vista por várias pessoas que insistiram que Rylee fosse ao médico, o problema foi evitado.

Fonte: Business Insider

Publicidade

Posts Relacionados