Fuga de dados da Nintendo revela táticas internas dignas de uma agência governamental, com espionagem e recolha de dados ilegais.

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

A Nintendo… aquela empresa que associamos ao super Mário, revelou que é uma empresa a temer pois é capaz de espiar as pessoas, recolher dados pessoais, e mesmo organizar tabelas de acção ao bom estilo de agências governamentais. A diferença é que a Nintendo não tem e nem nunca teve poderes para esse tipo de acção!

A notícia que se segue está a ser retirada de vários locais, muito provavelmente por acção da Nintendo. Mas a realidade é que o aqui está é tão chocante que não conseguimos deixar de relatar.

Uma fuga de informação vinda do interior da Nintendo mostra documentação relativa a uma acção de espionagem e controle realizada pela empresa sobre um hacker que estaria a tentar descobrir falhas de segurança na Nintendo 3Ds. A situação foi publicada no Twitter por um analista de nome “Eclipse”. Os tweets estão ainda online e datam de 22 de Dezembro.

Outro utilizador de nome “Forest of Ilusion” complementou os dados.

O que é ali apresentado é algo que comprova acções internas na Nintendo ao nível do que vemos nos filmes associadas ao FBI. Repare-se:



A Nintendo espiou o hacker em questão, criando um perfil do mesmo, sabendo o seu emprego actual, o salário anual, o seu passado de estudos e locais de trabalho. Sabe a idade, o local de residência, com quem vive, a que horas está em casa e a que horas sai para trabalhar, o que faz aos fins de semana, as visitas de amigos, e o que costuma fazer nos tempos livres. Basicamente dados privados quenão cremos que uma empresa como a Nintendo tenha autoridade para obter.

A Nintendo espiou ainda conversas que o hacker teve com outras pessoas.

Com estes dados a Nintendo criou um sistema de aproximação ao hacker que colocou no papel de forma detalhada, existindo inclusive um fluxograma com as diversas formas de proceder conforme as reacções:



A investigação foi claramente intensa e, no mínimo no capítulo moral é repulsiva. Apesar de a Nintendo estar a agir na defesa dos seus interesses e das atividades do Hacker serem ilegais, saber que uma empresa dedicada a jogos de crianças age desta forma é algo de chocante.

Ora quando vemos na TV filmes sobre as empresas malvadas que possuem tanto poder que conseguem recorrer a táticas associadas a agencias governamentais de forma a pressionar as pessoas, temos a ideia de pensar que tudo não passa de um filme. Mas na realidade a coisa tem realismo por detrás… e saber que a Nintendo é uma dessas empresas… é um abalo!

Reafirmamos que compreendemos a posição da Nintendo. Estas são acções que podem colocar em risco grandes investimentos e mesmo o futuro da empresa. E nesse aspecto aceitamos que a Nintendo não fique quieta e que actue na defesa dos seus interesses.

No entanto o que não parece aceitável é que a coisa ocorra desta forma. Entregar o caso na polícia sim, numa agência de investigação privada que colabore com a polícia.. talvez. Mas saber-se que isto ocorre internamente na empresa… é demais!





0 0 votes
Avalie o nosso artigo
7 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
6 meses atrás

Sinceramente , isso é assustador…

eduard08
eduard08
6 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

E o grande problema nisso tudo e que nao referiste Mario, e que a nintendo utilisou as proprias consolas para escutar os hacker, o que quer dizer que nada nos garente que eles nao o façam noutras situações com todos os utilizadores

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu li aqui num site francês que eles utilisavam as consolas como escutas, mas tambem falam que ha acoes judiciárias em curso contra alguns hackers, o que estas informações poderao jogar contra a propria nintendo
Haver agora se eles vao mostrar o resto pois pelos vistos o leak tem cerca de 1Gb

Ate agora tudo o que estes hackers mostrarm dos leaks da nintendo sao verdadeiros mas também ninguém nos garante a 100% que estas informações sao verdadeiras ou apenas e uma das formas que eles arranjaram para se tentarem proteger e fazer passar a nintendo pelo que não é, a ver como tudo se vai passar e se a Nintendo vai reagir publicamente pois tudo o que fez ate agora so o tem feito internamente e obrigar a apagar todas as informações como tu o dizes no princípio do artigo

A Nintendo anda com muitos problemas de segurança, nos ultimos meses foram muitos Gigas de informação que foram lançadas na internet, tudo vindo dos sevidores da nintendo, desde o código de jogos a codigos de hardware, ate informações de prototipos da Switch por exemplo

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu tambem compeendo a nintendo, pois ninguem gosta de se fazer roubar o ganha pao, mas ao fazer isso, se realmente o faz, perde toda a razao, eles que façao como fez a sony por exemplo e que deixem os seus advogados se ocuparem nisso, e que em vez de perderem tempo a espionar os hackers que arranjem maneira de proteger as proprias consolas, pois se a Microsoft e a sony conseguem, acredito que eles tambem o consigam

Felipe Leite
Felipe Leite
6 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Assustador!
Senti-me em um filme de espionagem!
Fogo…

error: Conteúdo protegido