Funcionário da AMD refere que placas da Nvidia são totalmente incapazes de realizar computação assincrona

AMDvsNvidia

A batalha dos relações públicas da AMD e da Nvidia está prestes a começar. E a Nvidia vai tentar fazer tudo para minimizar os danos da revelação da Oxide de que as suas placas não conseguem realizar computação assíncrona.

amdvsnvidia

O Reddit serviu de plataforma para se aquecer um pouco mais a batalha entre a AMD e a Nvidia quando um seu funcionário resolveu publicar declarações que referem que as placas da Nvidia são incapazes de realizar computação assincrona sem dependência numa mudança “lenta” entre os contextos gráficos e computacionais. Resumidamente, as placas da Nvidia não processam as duas coisas em simultâneo, necessitando de uma mudança de contextos sempre que troca o tipo de processamento, e como tal processando em série e não em paralelo.

A Oxide efetivamente sumarizou o que eu penso sobre o assunto. A Nvidia afirma “suporte completo” ao DirectX 12, mas convenientemente ignora que a sua tecnologia Maxwell é totalmente incapaz de realizar computação assincona sem depender fortemente numa mudança lenta de contextos.

O GCN suporta shading de forma ssincrona desde a sua concepção e faz isso porque sempre esperamos que os jogos se virassem de forma intensa para esse tipo de trabalhos. O Mantle, o Vulkan e o DX 12 todos o fazem. As consolas tambem. Os jogos PC estão cheios de efeitos gerados por computação.

Se a memória me serve, o GCN possui o maior número de FLOPS/mm2 de chip de todas as arquitecturas, e o GCN, mais uma vez, está demonstrar as suas proezas com trabalhos de senso comum que são apropriados ao design da arquitectura.

Questionado sobre o silencio da Nvidia sobre o assunto, o representante refere:

Isso é porque ainda não vimos nenhum benchmark a sério!

Ora não só Ashes of Singularity é, como já foi confirmado, um jogo que tira muito pouco partido da computação assincrona, e como tal, nesse campo, um exemplo muito pequeno daquilo que a AMD pode fazer, mas este funcionário refere ainda que os benefícios da computação assincrona irão demorar algum tempo a serem completos, estando apenas agora a aparecer e a se mostrarem.

Aguardemos pela resposta da Nvidia tentando ver e perceber o que é verdade e o que é areia para os olhos.

Publicidade

Posts Relacionados