Futuro jogo da Quantic Dream usará equipamento de captura sem rival na Europa.

Cada vez mais movimentos, expressões e toda uma panóplia adicional de situação relativas à animação de personagens virtuais são obtidas a partir da captura em actores reais. A Quantic Dreams é uma das empresas mais avançadas nessa área e possui equipamento para esse fim sem rival em toda a Europa.

A Quantic Dreams, um dos estúdios que desenvolve exclusivamente para a Sony, e criadora da demonstração tecnológica Dark Sorcerer para a PS4, e que usava o mesmo motor de Beyond: Two Souls, está a contratar para um Director de Animação.

No anuncio há duas linhas que chamam particularmente a atenção:

  • We are looking for an experienced Animation Director who wishes to mark a new stage in his/her career by supervising a highly experienced team working on promising subjects with equipment that is unrivalled in Europe:

  • Along with 3 leads, you will supervise all the departments dedicated to animation: the in-house soundproofed Performance Capture studio (74 Vicon T160 cameras), the body animation team and the facial team.

A Quantic Dreams deixa claro que a pessoa irá trabalhar em situações promissoras com equipamento que não possui rival na Europa.



Posteriormente deixa perceber qual é esse equipamento, 74 Câmaras Vicon T160. que capturarão animações e expressões faciais.

Ora o maior estúdio mundial de captura de animações e expressões faciais situa-se em Vancouver e possui 128 câmaras Vicon. Isso quer dizer que 74 câmaras deverá efectivamente constituir o segundo maior estúdio, e certamente o maior da Europa.

Curiosamente a equipa parece ter adquirido 38 câmaras T160 adicionais. Para o jogo Beyond: Two Souls e a demo The Dark Sorcerer, o equipamento anunciado era o seguinte:

  • Câmaras: 64 – 36 T160s e 28 MX40s
  • Volume de captura corporal: 11m x 6m x 3m
  • Volume de performance de captura: 3m x 4m x 3m
  • Numero máximo de capturas simultâneas : 4 actores

Com as 74 câmaras a situação passa a ser a seguinte:

  • Câmaras: 74 T160s
  • Volume de captura corporal: 11m x 6m x 3m
  • Volume de performance de captura: 6m x 4m x 3m
  • Numero máximo de capturas simultâneas: Pelo menos 8 actores

Esta situação é conseguida graças às novas Vicon T160s, a câmara de captura de movimentos mais avançada do mundo, com 16 Megapixels de resolução.

Naturalmente que estes números possuem a sua relevância, mas eles não são quem define a qualidade de um videojogo. Mas depois de termos visto Dark Sorcerer, é impossível não se ficar com água na boca!

Fonte: Dualshockers

 



Posts Relacionados