Gaikai será Playstation Now, o serviço de Cloud Gaming da Sony que arranca ainda este ano.

A Sony anunciou o seu Playstation Now, um serviço de Streaming de jogos que permitirá quebrar as barreiras da compatibilidade e jogar jogos de todos os formatos Playstation em qualquer consola, tv Sony, tablet ou smartphone com ligação à internet.

playstationnow1

Durante a CES a Sony apresentou o seu Playstation Now, o serviço de Cloud Gaming que surge devido à aquisição do Gaikai e que permitirá quebrar as barreiras de compatibilidade entre sistemas e levar a Playstation a todos os produtos da Sony (e quem sabe mesmo a produtos de terceiros).

A fase de testes Beta iniciar-se-à em finais de Fevereiro e será reservada a alguns elementos escolhidos pela Sony. Dado que o serviço iniciar-se-à apenas em território Americano, a escolha de clientes limitar-se-à a esse território.

O serviço iniciar-se-à com a oferta de jogos PS3, mas a Sony pretende expandir a situação para jogos de todas as consolas, incluindo a PS4. Nesta primeira fase o serviço estará limitado aos produtos Sony e apenas à PS3, PS4, PS Vita, e TVs Bravia (que terão de ser ligados a um Dual Shock 3). O serviço precisará de uma ligação mínima de 5 Mbps e fará todo o tipo de Saves na Cloud. A Sony refere que, naturalmente, a qualidade da experiência dependerá da conexão, e que quebras poderão levar a cortes na qualidade da imagem, ou quebra na resolução.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Os preços não estão ainda definidos, mas serão definidos durante a fase de testes, altura em que a Sony espera igualmente algum feedback da comunidade sobre como o serviço deverá funcionar. Nesta fase a Sony tem planeado o aluguer de jogos específicos ou subscrição, mas como referido o modelo final dependerá do feedback das pessoas durante a fase beta.

Numa nota pessoal, acho o serviço fascinante, mas algo que de forma alguma substituiu a experiência real da consola física. Naturalmente poderá ser uma excelente alternativa para quem não possui as consolas, mas terá de existir sempre a noção por parte da Sony que o serviço não poderá ser vantajoso o suficiente para ser ele próprio um elemento desmotivador da compra da consola física. Haverá por isso de existir períodos de exclusividade e preços aproximados aos da compra física criando uma situação que seja tentadora e interessante, mas não concorrente do serviço físico. Mas esta é apenas uma forma de ver a coisa, e criar aqui o equilíbrio ideal é uma dificuldade.

Vejam God of War em demonstração filmado por um dos presentes.

Publicidade

Posts Relacionados