Gamepad da WiiU hackada para jogos pC

Apesar de a gamepad da WiiU ser um aparelho de baixa resolução, os comandos embutidos tornam-na uma excelente ferramenta para jogos. E agora foi hackada para receber jogos directamente de um PC.

crysis wiiu

Um dos pontos fortes da WiiU é a sua gamepad com ecrã tactil e que tornam a WiiU uma ferramenta que só possui superior com a PS4 e a PS Vita, mas a um preço bastante superior.

Mas agora a gamepad deixou de ser exclusiva da WiiU e pode ser usada com um PC.

Um par de apresentadores do congresso Communications Congress demonstraram como fazer um streaming de um PC para a Gamepad da WiiU. E na demonstração o PC usado até estava a correr um emulador de consolas Nintendo, o  Dolphin, com o jogo Wind Waker.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Para este hack uma engenharia invertida teve de ser realizada à Gamepad, de forma a liberta-la da WiiU, e isso envolveu a remoção do firmware dos chips da pad.

Desta forma foi possível saber-se como é que a consola comunicava com a WiiU, usando um protocolo encriptado com umWPA2 algo ofuscado. Desta forma foi possível obter-se a comunicação, mas era ainda preciso determinar como o conteúdo era entregue.

Ao contrário do que se pensava, a Nintendo não usa Miracast, e os protocolos para video, audio e mesmo comandos eram bastante simples de crackar.

Ao que se percebe a funcionalidade pode já ser conseguida sem qualquer alteração à pad, pura e simplesmente fazendo-a querer que o PC a que se vai ligar é uma consola WiiU. Desta forma, qualquer um que possua uma gestas pads poderia usa-la com a WiiU e o PC. Infelizmente a resolução de 854 x 480 é que é algo fraca, mas dependendo do conteúdo chega e sobra.

Desta forma os hackers fornecem agora uma versão alfa da sua libraria libdrc que lançaram sobre licença BSD, e que permite a quem quiser integrar a Gamepad da WiiU nas suas aplicações.

Para quando algo semelhante com a PS Vita?

Publicidade

Posts Relacionados