Google alerta que Stadia pode gastar até 20 GB por hora

É já no dia 19 deste mês que o serviço arranca. E certamente vai colocar à prova muita da infra-estrutura internet por este mundo fora. Basicamente o serviço pode gastar até 1.8 Terabytes de tráfego para quem jogar a 4K numa média de 3 horas por dia.

Numa altura onde a neutralidade da internet deixou de existir, será certamente interessante assistir ao que por aí vem com o lançamento do Google Stadia. Espera-se muitos alertas e limites de tráfego em pacotes que se julgavam sem limites e a criação de pacotes com custo adicional para quem realmente pretende entrar em tais volumes de tráfego. Mas acima de tudo. com tais volumes de tráfego a serem feitos pelo vulgar cidadão, espera-se que a internet se torne muito mais lenta do que é actualmente.

A grande razão é que a Google veio alertar que o seu serviço, ao se jogar a 4K pode consumir até 20 GigaBytes por hora. E isto quer dizer que uma pessoa que jogue uma média de 3 horas por dia, consumirá no final do mês um total de 1.8 Terabytes de tráfego. Certamente muito acima daquilo que se considera um consumo de utilização razoável.

Este alerta da Google não e inocente. Afinal estes valores não eram exactamente desconhecidos! A realidade é que a própria Google tem noção do impacto que o seu serviço pode ter, e nesse sentido lança este alerta, referindo que jogar a 1080p tem um consumo de apenas 4.5 GB.

A grande questão é que a Google vai competir com consolas 4K, e nesse sentido uma oferta como a da Google, onde os jogos são pagos na integra, mas sem qualquer posse, e se paga mensalmente para jogar, mas sem se obter qualquer consola, deixa de ser interessante. O grande interesse, a existir, é nos 4K!



Aliás 1080p é o oferecido pelo Stadia Base. E aí estamos a falar de um serviço gratuito, onde o utilizador apenas tem de comprar o jogo. Não estamos a ver que este serviço seja o que mais interesse tenha para a Google.

Daí que só se pode entender este alerta como uma medida de protecção da Google para que não possa depois ser acusada de não o ter feito.

Mas se formos a ver bem a coisa, mesmo 4.5 GB/hora é um bocado. Tal representa um acréscimo de 418 Gigas de tráfego em cima do tráfego já normalmente efectuado. Não é que se possa considerar um valor exactamente pequeno, uma vez que dificilmente um utilizador normal gasta actualmente algo nesta ordem de grandeza, apesar de facilmente o poder vir a fazer no futuro.

Resumidamente, mesmo a 1080p, o tráfego será acrescido de uma forma brutal. Torna-se dificil que os ISPs aceitem que um utilizador passe de 100 ou 200 GB de tráfego para 600 GB sem qualquer penalização no preço pago. É um aumento de 3x no consumo face a uma utilização standard.

E sem a neutralidade na internet, facilmente os operadores podem-se cobrar pelos acessos ao Stadia.

Este é um problema que a Google tem entre mãos!



newest oldest
Notify of
Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Prevejo um aumento enorme nos custos de tráfego de Internet…
Tendo em conta a quantidade de serviços por stream (jogos, filmes, séries…) praticamente estamos nas mãos das operadoras.
O fim da neutralidade foi um grande retrocesso tendo em conta esses serviços.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Eu acho que a Google Stadia não irá ter um grande impacto na indústria pelo menos para já….
Isto porque a maioria dos consumidores que jogam, já estão servidos com consolas e pcs!
Só a ps4 ultrapassou o marco dos 100M de consolas.
Acredito que as pessoas que já estão estabelecidas preferem comprar o jogo em si e jogar na sua plataforma.
Ao invés de comprar um jogo através dum serviço recente que poderá ter falhas.
E ainda por cima, comparando as consolas/Pcs ainda há um acréscimo monetário devido ao comando.
Ou seja a Google Stadia é uma solução para os novos aderentes!
Agora a coisa muda de figura, quando a nova geração de consolas sair. A Stadia irá competir diretamente com elas!
Com o lançamento da Ps5 e da nova Xbox, ira haver muito marketing relativo a elas, aos serviços e aos jogos exclusivos que elas vão ter.
E é aí que a Stadia terá que ter uma abordagem forte tentando oferecer algo equivalente ou parecido para estar numa boa percentagem no mercado!
Irá tudo depender do conteúdo e das ofertas de cada companhia!
Mas se a Stadia quer relativamente entrar no mercado com bastante força, terá que investir em Estúdios AAA o mais cedo possível.

Shin
Visitante
Shin

É simples, ninguém irá usar pois não existe diferencial positivo. Se as pessoas querem jogar seus jogos elas compram um console e não um Controle ou Chromecast ou software assistido Digital. Stadia é um cavalo de Tróia como todo o Cloud Game. Ele parte da premissa que o detenção do controle de propriedade digital gire em torno dessas gigantes marcas, principalmente a respeito da publicidade. A questão é o seguinte se o Google começar a revindicar o direito de exibição sobre determinadas IPs como ficam os Youtubers ou Streamers? Serão permitido somente aqueles patrocinados. Além disso, o sistema parte de que em um futuro Breve todos os jogos serão distribuídos unicamente por serviços digitais o que embute um monopólio da distribuição e dos preços.

Quanto mais a indústria for para o Streaming mas demonstra sua incapacidade de fornecer produtos realmente valorosos o que é benefício para a atuação da Nintendo.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Com todo esse tráfego pelo jeito até a minha internet poderá ficar lenta