Google anuncia o seu projecto Shield para proteger pequenos websites de ataques DDoS

A google anunciou uma iniciativa chamada Project Shield dedicada a proteger pequenos websites de ataques DDoS, de forma a ajudar a promover a liberdade de expressão.

google1[1]

Os ataques DDoS tornaram-se numa arma que faz com que websites fiquem inacessíveis ao criar um fluxo de pedidos que saturam o servidor, impedindo assim o acesso normal ao website.
E se as grandes empresas investiram em sistemas que as protegem destas situações, os mais pequenos continuam vulneráveis.
Desta forma a Google oferece os seus serviços, de forma gratuita, para ajudar a proteger os pequenos websites.
O serviço inclui o redireccionar do tráfego pelo seu próprio sistema usando os serviços Page Speed de forma a mitigar qualquer tipo de ataque DDoS. Desta forma em caso de um ataque, a não ser que ele conseguisse sobrepor-se a toda a estrutura da Google, o website não será afectado.
O projecto vai ser apresentado num seminário de ideias que a Google promove, juntamente com mais dois outros projectos associados. Um deles detecta ataques DDoS e indica-os num mapa, e criado em parceria com a Arbor Networks. O outro é um serviço chamado uProxy que permite a partilha de ligações entre utilizadores de forma a impedir identificações fáceis, e criado em parceria com a Universidade de Washington e a  Brave New Software.
A Google refere que as três iniciativa são meramente altruístas e que são tomadas de forma a garantir que as pessoas do mundo tenha igualdade de liberdade de expressão na internet.

E da nossa parte aplaudimos a iniciativa desde já.


Publicidade

Posts Relacionados