Google vai começar a avaliar os ISPs de acordo com as suas performances no Youtube

Se o Youtube é algo a que dás valor, fica a saber que agora vais ter os ISPs avaliados pela Google e isso pode pesar na tua decisão sobre qual o fornecedor de serviços a escolher.

youtube

Quantas e quantas vezes ao visualizar vídeos no Youtube vocês ficaram empancados na carga do mesmo, com o video a carregar às pinguinhas e a bloquear constantemente?

Quando isto acontece o cliente reclama junto do ISP, mas o ISP refere que culpa não é deles mas sim da Google. E enquanto as empresas chutam responsabilidades, o cliente sofre.

Para todos os efeitos para o cliente tudo isso é irrelevante. O que este quer é que perante o seu pagamento mensal o serviço prestado seja de qualidade, e assim sendo seria de todo o seu interesse ter uma noção da qualidade de serviço que, independentemente de culpas e razões, é efectivamente prestado.



 Click for full size

Com essa situação em mente a google vai criar um relatório de qualidade. Neste momento o relatório é apenas uma série de imagens animadas que explicam os passos por que um video passa até chegar a nossas casas, mas o intuito final é um registo por parte da Google das velocidades de conexão dos diversos ISPs às quais será atribuído um Ranking de performance no streaming do Youtube.

O conceito não é muito diferente do usado pelo Netflix na avaliação de ISP para o streaming dos seus filmes.

Assim o que teremos é uma lista dos melhores ISPs por região baseada na performance do Youtube, sendo que quando os utilizadores conseguirem ver 90% dos videos 720 do Youtube com uma qualidade consistente, o ISP receberá o titulo de “YouTube HD Verified.”. Podem ver essa explicação na imagem de cima e à esquerda.

Shiva Rajaraman referiu ao Financial Post que esta medida foi criada para fornecer aos utilizadores uma medida que estes pudessem facilmente enteder, bem como poderá ser benéfica para os ISPs que cumpram com os requisitos e que poderão assim apregoar esta situação nas suas publicidades.



Posts Relacionados