GTA V patch 1.08 – Sequência de bugs ou downgrade ponderado?

downgrade

Faz algum tempo que era esperado um novo update para GTA V que trouxesse o modo “Heist” para a consola. Mas eis que quando surge, junto com ele vem um grande downgrade ao jogo.

downgrade

O update com o modo “Heist” para GTA V era à muito aguardado. Mas certamente agora que veio, deixou um amargo na boca de alguns.

O motivo? Aquilo que parece ser um downgrade ponderado e que está a causar polémica.

GTA V é um jogo brilhante, e a Rockstar das melhores equipas actualmente no mercado. Mas no entanto isso não parece ter evitado aquilo que se considera um downgrade gráfico que por não ser pontual ou aplicável a apenas um efeito, parece propositado.

Torna-se no entanto algo difícil de explicar os motivos para tal. O jogo estava com uma qualidade impecável e com um ritmo de fotogramas mais do que aceitável. Porque motivo vir agora com o downgrade?

Algumas teorias circulam pela internet:

  1. A Rockstar mostrou um grafismo de topo por questões de marketing, mas sacrificou um pouco a performance nas novas consolas. Agora acertou a coisa na esperança que tal passasse despercebido.
  2. O patch possui uma bug que força a descida na qualidade geral do grafismo.
  3. Durante o desenvolvimento do patch algumas configurações foram alteradas por qualquer motivo, e no final alguem se esqueceu de as repor.

Naturalmente a hipotese 2 parece a mais coerente. A primeira opção seria escandalosa, e a terceira algo pouco coerente com a competência da Rockstar.

A Rockstar entretanto pronunciou-se sobre o assunto referindo:

Temos conhecimento de algumas questões gráficas nas versões Xbox One e PS4 de GTA V após a mais recente actualização, e estamos a preparar uma correcção neste mesmo momento – Fonte

É estranho que a Rockstar tenha agora conhecimento deste facto, mas que o seu controlo de qualidade, reconhecidamente bastante apertado, tenha deixado os mesmos passar. Mais ainda a Rockstar não reconhece pontualmente o que falha falando de forma genérica. Mas tal poderá não ser intencional.

A realidade é que o downgrade é claro. Eis um video que demonstra vários pontos onde o mesmo aconteceu na passagem da versão 1.00 para a 1.08.

Temos assim:

– Redução do Parallax Occlusion ou tesselização que permite a criação de efeitos 3D em objectos.

– Redução da distância de visão. Os objectos mais distantes estão mais desfocados e há mais pop up.

– Redução do Anisotropic Filtering

– Alterações com redução de qualidade à física de colisões.

Custa a perceber que estas situações tenham passado despercebidas. Mas como já vimos na PS4 o AF tem vindo com problemas em alguns jogos, sendo que alguns casos foram corrigidos depois com um patch. Ou seja, parece que a actual geração está marcada por algum relaxamento no controlo de qualidade que está a afectar todas as empresas.

Publicidade

Posts Relacionados