Há uma nova consola em vias de aparecer. É portátil e usa hardware AMD.

smachz

Chama-se Smach Z e vai aparecer brevemente. Iniciou-se no Kickstarter, e em dois dias obteve os fundos necessários!

250 mil dólares era a verba solicitada para se dar início ao projecto Smach Z. E em apenas 2 dias… o valor foi ultrapassado!

Em que consiste? Numa consola portátil, equipada com hardware PC e compatível PC, capaz de correr jogos PC AAA e com qualidade, num ecrã portátil.

Eis as especificações da consola:

CPU: AMD Merlin Falcon RX-421BD (12-15w) SoC a 2.1 GHz com overclock a 3.1 quando ligada à tomada.

  • Núcleos: 4/4
  • iGPU: Radeon R7 com 8 CU e 512 Shader Pipelines a 800 MHz
  • RAM: 4GB (SMACH Z) || 8GB (SMACH Z PRO) DDR4 2133 MHz
  • HD: 64GB (SMACH Z) || 128GB (SMACH Z PRO)
  • Ecrã: 6” FULL HD (1280×720). Touch Screen capacitivo.
  • Batia em uso: 5 horas de jogo.
  • Slot MicroSD.
  • Porta USB 3.0 type C.
  • Saída HDMI.
  • Wi-Fi 5.0 Ghz. 4G LTE (apenas na PRO)
  • Bluetooth.
  • Câmara frontal 1.3 Mpixels(apenas na PRO)
  • Suporte Windows 10 e Linux
  • Acelerómetros e giroscópio
  • Suporte para segunda bateria (pode prender uma segunda bateria atrás para mais 5 horas)

Qual o seu aspecto? Vejam o modelo 3D de seguida:

Sinceramente, pela parte que me toca, a proposta parece ser superior à da Nintendo com a Switch, até porque a livraria PC fica aberta, com milhares de títulos à sua disposição.

Os preços são 299 euros na versão Standard e 399 na versão Pro.

As especificações da consola ainda podem melhorar, dependendo do valor alcançado.

A página de Kickstarter está aqui.

Eis alguns jogos e as performances na consola:

Alien: Isolation (35 fps 720p Ultra)
Civilization 5 (28 fps 1080p High)
Company of Heroes 2 (25 fps 720p Medio)
Just Cause 2 (35 fps  720p Medio)
Jotun (45 fps 1080p)
Metro: Last Light Redux (35 fps 720p High)
Overwatch (30 fps 720p Medio)
Skyrim (25 fps 720p High)
Spiral Knights (50 fps 1080p)
Tomb Raider: Survivor (40 fps 720p Medio)
Torchlight II (35 fps 1080p Very Hight)
Xcom: Enemy Unknown (30 fps 720p High)

Publicidade

Readers Comments (13)

  1. Mário, vc vai me desculpar, mas pq ele tem uma proposta melhor do que a switch? Esse console chegou a ser de meu interesse, até pq, gosto muito de FM, e ele roda alguns, mas vc msm me disse que ele seria fraco, quando lhe perguntei do msm. O switch pelo que falam, rodará jogos desta geração, vc poderá jogá-lo em qualquer local, terão os grandes games da Nintendo, os estúdios internos da nintendo apenas focarão em um console, trazendo uma quantidade maior de jogos, etc…Não se sabe ainda o poderio do console realmente, por mais que especulem, e provavelmente será inferior ao ps4 é one, mas quando o assunto é portátil, não consigo ver proposta melhor. No site do Smach zero tem a lista de games que rodarão no console, a famosa lista de 1000 jogos… Eu não gostei da lista, inclusive composta por a maioria indies , não que indies sejam ruins, mas se for para comprar um novo portátil para jogar maioritariamente indies, tenho o meu psvita que tem uma biblioteca ótima nisso.

    • Porque?
      Correndo todos os milhões de jogos da plataforma windows. Tendo o suporte garantido por ser um PC e ainda podendo ter suporte específico e sendo um PC portátil. Para mim é um sonho!

      • Mas com este hardware do Smach, até onde, ou melhor, o que em nível comparativo com consoles de mesa ele poderia rodar, Mário? Pq dependendo, eu vou apostar nesta plataforma tb, pois games aqui na steam no Brasil, custam quase a metade do preço dos consoles tradicionais.

        • Aquilo não chega a uma Xbox ou PS4, mas conta com 819 Tflops de performance, e computação assincrona.

          Se vier a ter suporte específico… ohoh!

          Se não, é um pequeno PC, muito interessante, e acima de tudo portátil e com forma de consola.

          O facto de correr linux garante-lhe que o OS pode ocupar poucos recursos.

          É algo muito interessante! Sinceramente, entre isto a Switch nem pensava duas vezes. Mas isso sou eu!

    • O switch como consola portátil é bastante boa…puder jogar os exclusivos nitendo em qq lado é muito bom para quem gosta ou é fan das franquias Nitendo…agora cadê a consola doméstica da Nitendo??? Jogos como o Red Dead Retemption 2, vão sair para a switch? O Cyberpunk 2097 vai sair? a resposta é não, não têm como uma consola portátil com 4 GB de ram correr esses jogos, esses e todos os AAA…se a consola fosse para substituir a 3DS eu compreendia, agora para substituir a Wii U…vai continuar tudo na mesma…

      • Vitor, o fato dela não correr, ou não ter esses jogos, não faz com que ela seja apenas um console portátil. Pq? Imaginemos que ela possa ter os AC, fifas, far crys dos consoles de mesa, etc… Inclusive um Gta 5 no lançamento quem sabe, por mais que seja um jogo mais antigo, vende demais ainda! O problema é que dizer que a Nintendo poderia ter um console mais poderoso, é simples, mas te garanto que ainda sim não venderia bem! É mais fácil um híbrido vender bem da Nintendo, do que um console power da Nintendo, enfrentando diretamente consoles powers, com um público já estabelecido. Até pq, não é somente hardware… É rede online robusta, e outras coisas que a Nintendo está anos luz atrás da concorrência por menor orçamento para investimento, e tb por um conservadorismo que só atrapalhou a marca, penso eu! A única forma da Nintendo conseguir se manter no mercado é colocando um console barato, com um diferencial perante a concorrência, sabendo que o console será vendido primeiramente para os fãs, e sendo coadjuvante na casa de alguns hardcores e pcistas, Sonystas, caixistas que possam querer as vezes uma segunda opção. E segunda opção é preço em conta principalmente.

  2. Ainda confio mais no feeling da Nintendo em desenvolver jogatina portátil, que me pareceu ser uma proposta mais consistente, com uma transição mais adequada entre mobile/console de sala.

    Esse portátil mais parece um ‘mini-pc, bom pra quem busca uma experiência mais generalista, até por poder usar windows e tal. Se a Nintendo, que está a décadas no ramo, ainda questionam a viabilidade da proposta, quanto mais esse.

  3. Interessante sem dúvida, mas eu não compraria. O Switch tem o apelo (por hora) de parecer mais barato, se ele custar 399 dólares aí ele já estaria morto pra mim. Mas é bom aparecer mais opções.

  4. Essa é uma proposta interessante, praticamente uma maquina Steam portátil, os meus jogos podem ser sincronizados através da minha conta Steam, e eu poderia pegar de onde parei no meu desktop ou vice-versa. Uma boa notícia é que eu não teria que comprar novos jogos tudo de novo para ele, eu teria acesso a toda a minha biblioteca a partir dele. Bem mais interessante que o Switch da Nintendo. E se for falar do preço dos jogos então, aí a diferença é grande. Os jogos do 3DS por exemplo, lançamento custa em média R$ 260,00. Imagine então o preço dos jogos do Switch.

Os comentarios estao fechados.