Headset VR da Sony possui três processadores.

Entre a Playstation 4 e o headset de realidade de virtual da Sony há uma pequena caixa preta. E agora sabe-se o que lá está dentro.

ProjectMorpheus3

A folha de especificações do headset de realidade virtual da Sony, conhecido por Projecto Morpheus, refere-se à pequena caixa negra que fica entre a playstation e o headset como a “processor unit”.

Agora, Shuhei Yoshida Presidente da SCE Worldwide Studios e o Director Sénior da mesma empresa, Richard Marks, explicaram exactamente o que ela faz, numa entrevista com o website Japonês 4Gamer.

Assim, na entrevista foi revelado que a unidade possui três processadores: Um Digital Sound Processor (DSP), um conversor de fotogramas (Frame Rate Conversion (FRC) unit) e um terceiro chip que corrige a distorção na imagem causada pelas lentes.



The DSP é responsável pela criação do som tridimensional que se ouve com o uso do headset. No entanto não se sabe se este processador se manterá ou não, sendo que em caso negativo será o DSP da PS4 que terá de processar este audio.

A unidade de fotogramas (FRC), duplica o número de fps criado interpolações entre cada frame. Basicamente analisa cada dois fotogramas e em tempo real cria um intermédio entre os dois. A ideia é converter 60 fps para 120 fps de forma a permitir o efeito 3D, bem como para reduzir o efeito de “afterimage” no LCD (basicamente um efeito de fantasma causado por ilusão optica após a exposição à imagem original ter cessado, mas que fica registada no olho até nova imagem ser reposta)

Vejam o efeito aqui.


Estes processadores poderão até desaparecer caso este trabalho puder ser entregue ao GPU da consola.

Soube-se igualmente que o LCD usado é feito propositadamente e que em vez de um varrimento vertical possui um varrimento horizontal devido à maior facilidade de varrimento de imagem com imagens que se deslocam horizontalmente, reduzindo igualmente o efeito de “afterimage” na imagem.

Existe a possibilidade de este LCD poder ser trocado por um ecrã OLED.



Posts Relacionados