Hegemonia de vendas da Xbox no Reino Unido deverá ter acabado.

ps4-pro

As vendas da PS4 triplicaram no Reino Unido com o lançamento da Pro!

Nos últimos dois meses a Xbox tem vindo a bater a PS4 em vendas, uma situação que foi parcialmente atribuída aos méritos da Xbox One S, mas igualmente a uma menor procura da PS4 devido ao lançamento iminente da Pro.

E estas duas situações parecem confirmar-se com a oficialização do lançamento da nova consola da Sony! No Reino unido a consola subiu 204% as suas vendas, e isso implica que a consola está a vender mais do triplo do que vendeu no mês anterior.

A PS4 base subiu igualmente as vendas em 8.5%!

Isto quer dizer que as percentagens se alteraram, com a PS4 a vender mais 44% do que a Xbox One, com os números actuais a darem a Sony com 53% do mercado, e a Microsoft com 37%.

Mas para números finais e oficiais das vendas do mês no Reino Unido, ainda temos de aguardar!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (34)

  1. Isso é fato!!! Tava na cara que a diminuição das vendas do ps4 era por conta do iminente lançamento do pro, e creio que se manterá até o lançamento do Scorpio, e dependendo do preço do futuro console upgrade next gen da MS, o pro ainda continuará na liderança por conta de 2 pontos básicos: bom poder e preço acessível!

    • Eu acho que o scorpio não custará menos de 500 obamas, mas se vier por menos que isso a sony terá que baixar o preço do pro para deixa-lo atrativo face ao scorpio.

  2. Mais ai não diz que as vendas do xbox one subiram 87% em relação ao mês anterior

    • Não diz nem deixa de dizer… Diz que a PS4 está a vender mais 44% que a Xbox One…
      Ora se as vendas antes eram 25% mais baixas e subiram 204% e só estão 44% superiores… é claro que a One subiu… Está implícito para quem sabe fazer contas! Mas as vendas gerais não é anormal, estamos em Novembro e as vendas sobem para o Natal!
      A notícia diz apenas respeito ao aparente retomar da realidade deste mercado conhecida desde 2013, perdida há 2 meses e aparentemente retomada desde o lançamento da PS4 Pro! Mas nem isso garante que tenha acontecido e houve cuidado na escolha das palavras!
      Já agora.. para sermos precisos não foram 87%, foram 85%!

    • Da notícia que li informa que o do One aumentou e que em cima desse aumento foram calculadas as vendas dos modelos de PS4.

      Vou atrás do link.

      • Aqui está:
        http://www.eurogamer.pt/articles/2016-11-14-ps4-pro-triplica-vendas-da-consola-no-reino-unido

        “Na semana em questão as vendas da PlayStation 4 foram 44 porcento superiores às da Xbox One, no entanto, a consola da Microsoft registou um aumento de 85 porcento nas vendas em comparação com a semana anterior, o que se atribuiu a uma redução no preço das unidades.”

        Ou seja as vendas de PS4 aumentaram já levando em conta os 85% de aumento do One.

        • Mas é como sempre digo, sem números reais essas % não indicam muita coisa.

          • Mas queres números?

            Pegando nos dados do mês passado consegues chagar lá!

            Vamos ver!

            A informação dizia que:

            Em Outubro a Xbox One teve 56% do mercado. A PS4 teve 42%
            Em Outubro a Xbox One vendeu (em números redondos) mais 25 mil consolas que a PS4 no Reino Unido.

            As vendas da PS4+Xbox One foram 98% das Vendas Totais

            Podemos então escrever:
            Vendas Xbox One + Vendas PS4 = 0,98 Vendas

            As vendas da Xbox One foram idênticas às vendas da PS4 + 25 mil consolas

            Então temos

            Vendas PS4 + 25000 + Vendas PS4 = 0,98 vendas

            Resolvendo temos:

            2*Vendas PS4+ 25000 = 0,98 Vendas

            Como as vendas da PS4 foram 42% do mercado

            2*(0,42 das vendas)+ 25000 = 0,98 Vendas

            0,84 vendas + 25000=0,98 Vendas

            25000=0,14 vendas

            Vendas = 178 572 consolas

            Vendas Xbox One = 100 000 consolas
            Vendas PS4 = 75 000 consolas
            Vendas Outros = 3572 consolas

            Para este mês não podemos ainda ver nada pois os picos anunciados foram relativos à semana anterior e não ao mês anterior.

            Mas se fosse relativo ao mês, a Xbox One teria tido um pico onde subiu 85%, e vendido = 185 000 consolas

            A PS4 face ao mesmo pico teria subido 204%, vendendo = 228 0000 consolas

            Mas como referi, estes últimos números são errados. Estamos a presumir!

  3. Mas como podem ver, a venda de exclusivos do PS4 não mudou uma virgula em relação ao que tem sido, reforçando o claro indício de que o que está acontecendo é que os donos do PS4 estão substituindo seus consoles pelo modelo Pro.

    Se o PS4 tivesse crescido de vendas nessa proporção por novos clientes, no mínimo haveria algum jogo da Sony no Top 40, e eles conseguiram a proeza de não ter nenhum:

    https://www.chart-track.co.uk/index.jsp?c=p/software/uk/latest/index_test.jsp&ct=110032

    Eu tenho certeza que se a Sony tivesse recebido uma chuva de novos clientes teria havido algum aumento de vendas num Uncharted 4 por exemplo, um jogo recente e com melhor desempenho de crítica e que ainda acabou de ganhar o patch para o PS4 Pro.

    E eu acho que o pior é que filtrando o top 20 apenas de jogos do PS4, ainda sim não tem nenhum exclusivo. Então de duas um, ou ningúem dá a mínima pros exclusivos, ou não existe uma quantidade significativa de novos clientes chegando. Ou seja, o mercado não está expandindo e isso não é bom resultado, pois a grande fatia do lucro não vem do hardware.

    E uma observação, alguém percebeu que já está passando a euforia do VR?

    • E porque essa afirmação de que quem compra um PS4 é obrigado a comprar Uncharted 4?

      Se fosse seguir esse exemplo já que o aumento de vendas do One devido ao One S foram de novos usuários então o Quantum Break e até o Tomb Raider que tinha exclusividade até pouco tempo deveriam ter aumentado também ,já que a janela de lançamento deles foi ou no mesmo período do Uncharted 4 ou meses antes.

      • Corrigindo: E porque essa obrigação de que quem compra PS4 deve levar o Uncharted 4 também?

        • Não é obrigação. É uma tendencia natural. Quando novos clientes adquirem um console em quantidade, é normal que jogos exclusivos que sejam representativos do que é a plataforma tenham aumento de vendas. Quando o Xbox One S se tornou popular no Reino Unido, Halo 5 e Forza 6 voltaram a aparecer no top de jogos mais vendidos algumas vezes. Eu citei Uncharted 4 por que é o único jogo da Sony lançado com marketing para fazer isso.
          Não vejo por que citar Quantum Break, assim como The Order 1886, Infamous e Bloodborne, não é um jogo popular para fazer muitas pessoas adquirirem a plataforma. Halo, Forza e Uncharted são daqueles jogos que recebem publicidade em qualquer local e mesmo quem não está ligado no mundo dos games alguma vez ouviu falar deles. Então, esse é o tipo de jogo que o pai leva pro filho de presente, que o cara compra pra ver por que falam tanto ou que alguém que conhece e está comprando outra plataforma leva por ser exclusivo e ver como é.
          Uncharted 4 figurou na lista de mais vendidos por uns 5 meses seguidos, toda semana. É esperado que volte a aparecer se o PS4 Pro está vendendo para novos clientes. Se está vendendo para velhos clientes do PS4, esses provavelmente já compraram o jogo.

          • O que pode também não ser correto. O usuário também já pode ter o console e comprar o jogo posteriormente devido a quedas de preço.

            Eu mesmo ainda estou a comprar Ratchet & Clank, Until Dawn, Quantum Break e Forza 5. Só esperando uma queda de preço. Todos também tiveram seu marketing.

            É esperado que os exclusivos voltem a crescer no Pro, mas não lembram que antes diziam que as vendas do PS4 se davam pela modinha, grande maioria que comprava não liga para exclusivos e vão mais por rodar melhor os multiplataformas(console). Se você tirar FH3 e GW4 ficarão os multiplataformas e se você organizar verá que os multiplataformas para PS4 ficam mais bem posicionados, o que também pode indicar as vendas do Pro.

          • Agora será que ficou satisfeito?
            https://www.chart-track.co.uk/index.jsp?c=p/software/uk/latest/index_test.jsp&ct=110032

            E ainda trouxe junto Driveclub, Ratchet & Clank e The Last of Us.

          • E na sexta acabei comprando 3 dos 4 jogos que listei acima. Porém posso dizer que tenho os 4 pois ganhei o Forza 5 de um amigo.

          • E para complementar vi que são duas listas de top40, uma de unidades(Unit) e outra de valores(Value).

            A de unidades sempre foi utilizada nas respostas, porém na de valores o Uncharted 4 já (re)aparece na mesma semana que o Pro foi lançado.

    • Uma conclusão que… és tu que a tiras!

      1 – Partes do principio que as pessoas compram todas o mesmo número de jogos! Um possuidor de uma consola pode sozinho comprar 100 jogos de uma só vez. Pouco provável, mas possível!
      2 – Partes do principio que quem compra uma consola tem de comprar um exclusivo. Na realidade tem é de comprar jogos!
      3 – Partes do principio que os jogos estão todos ao mesmo preço!
      4 – Analisas o top sem saberes números de vendas. O primeiro pode ter apenas mais 5 unidades vendidas do que o 6º! Pouco provável, mas igualmente possível!
      5 – Partes do principio que todos os possuidores de consolas tem de comprar jogos ao mesmo tempo, na mesma semana, e no mesmo mês.
      6 – Esqueces que os exclusivos PS4 atualmente à venda já foram lançados à alguns meses, ao passo que Horizon 3 e Gears 4 foram lançados à pouco tempo, e que como tal a procura para os jogos acabados de lançar deverá ser superior.
      7 – Partes do principio que as vendas físicas são as únicas.

      Enfim, podia continuar… mas o que importa aqui reter é que o que referes tem presunções até dizer chega!

      A conclusão que podes tirar neste momento? Que na semana terminada a 19 de Novembro, as vendas de jogos no Reino Unido deram origem à tabela que referes. Nada mais! E é isso e só isso que ela representa!

      Como já referi inúmeras vezes, qualquer análise não pode ser feita nunca ser feita num periodo pequeno de tempo pois ele nunca é representativo do global!

    • A Linha de raciocínio do Fernando não esta errada, assim como alguns pontos da resposta do Mario também não esta .
      Fica a pergunta estão a comprar a Pro por conta de potencia ou exclusivos?
      Para mim já esta ficar claro que nesta geração exclusivos estão em baixas em vendas , pois iniciamos uma geração por guerra de hardware e não tem mais volta por agora.
      Vamos admitir que se exclusivos não venderem tao bem qual o motivo de tanto investimento? Pois se não estão a conquistar novos clientes e manter os fieis.
      Vejo falar em vendas a retalho mais não vejo valores ou números de vendas digitais, pois esta geração esta com certeza em sua maior parte adquirindo digitais.
      Halo ou Unch deve ter vendido bem mais que esta a mostrar.

      • A linha de raciocino no Fernando pode estar 100% correcta! Mas não é possível dizer-se isso já! Uma semana não é representativa de seja o que for! E nem sequer podes usar as semanas anteriores para acréscimo ao raciocinio pois a PS4 Pro ainda não tinha sido lançada!

        E os exclusivos vendem… mas as pessoas não os compram por serem exclusivos. Compram-nos por serem bons jogos! E havendo bons ou melhores jogos não exclusivos, eles ficam para segundo plano!
        Isso é como tudo! As pessoas compram uma consola pelos exclusivos porque são eles que distinguem a plataforma, mas depois compra os jogos disponíveis para a consola pela sua qualidade e gosto.

        A vendas digitais estão por norma nos 25% das vendas a retalho. Mas isso não é uma realidade constante, podendo subir ou descer! Depende dos preços, promoções, etc! Muitas variáveis!

        • A questão é que Uncharted 4 é popular em todos os lugares da Europa e tem um monte de análises com notas entre 9 ou 10 e recomendações de diversos blogs, youtubers, sites de entretenimento e tal. Se o PS4 Pro está captando novos clientes, esse jogo deve aparecer novamente. Não tem por que o cara que tem um Xbox One comprar um PS4 Pro e não comprar Uncharted 4, e se por acaso ele já tem o jogo, é sinal de que já possui o PS4 convencional e então não é um novo cliente.
          Eu entendo que é normal vendas de exclusivos Microsoft recentes estarem maiores do que a de um jogo lançado no primeiro semestre, e também entendo que existem vários multiplataforma no momento. Mas jogos exclusivos tem a sua cota de mercado, e quando ela acaba, eles param de vender em quantidade significativa. E é isso que eu desconfio, as pessoas que estão comprando PS4 Pro já possuem o jogo, ou seja, já são os donos do PS4 apenas atualizando o produto.
          Claro que nada é 100%, mas é uma evidência considerável.

    • Concordo com você Fernando. Mas se eu tivesse dinheiro sobrando compraria uma cópia do Uncharted 4 hehehe

      • Se eu fosse um novo cliente comprando o PS4 Pro, Uncharted 4 seria o primeiro jogo que eu compraria, o segundo seria The last Guardian. Eu considero todas as opções de multiplataforma desse final não atrativas. Eu não compro um Call of Duty desde 2011, eu enjoei dos temas de guerra de Battlefield com campanhas genérica, não gosto de Fifa ou PES, futebol pra mim só vida real, eu nunca gostei de Titanfall, comprei o primeiro no 360 em uma promoção de valor muito baixo e joguei pouquíssimas vezes, não espero muito de Watch Dogs 2, na verdade o primeiro foi a última vez que comprei um jogo da ubisoft no lançamento e é só ok. Talvez Final Fantasy…

        • Watch Dogs 2 estou só esperando se não terá problemas, vendo as análises mas já é compra certa, FIFA 17 estou aqui jogando todo dia é é ótimo, FF eu não curto. Battlefield concordo, e o último CoD que joguei foi Ghosts, o Black ops 3 ainda quero jogar Mas sem pressa, Infinite Warfare… Sem comentários. Mas me Tire uma dúvida se puder, o WD2 exige alguma conexão com a internet (exceto atualizações)? É que ouvi uma conversa que ele teria o online misturado a campanha e não vi ninguém citando isso no YouTube então fiquei na dúvida se exige conexão ou se isso é opcional.

          • Não sei dizer, mas o primeiro já tem isso do online misturado a campanha. Enquanto você está na campanha, pode aparecer outro jogador online e te hackear, então você precisa encontrar o outro jogador antes que o download dos dados termine.
            O problema para responder sua pergunta, é que eu nunca liguei o console sem internet, então eu nem sei dizer o que acontece nessa geração quando você joga esse ou qualquer outro jogo offline…

          • Ok. Mas blz, Eu joguei o WD1 totalmente offline, então esse deve ser assim também. Vlw!

        • Desde COD MW3 até Black Ops 3 comprei todos no lançamento, mas o desse ano COD IW, deixei passar, e não pretendo comprar, cansei da temática futurista e o ano que vem é o COD da pior desenvolvedora entre as 3 que trabalham na franquia!(Sledgehammer)

          Já Batlefield 1 eu acho o melhor FPS online dos últimos cinco anos, a Dice mandou muito bem, fico imaginando um Batlefield Vietnã com os gráficos de hoje seria espetacular.
          Batlefield 1 maior lançamento da Dice http://www.battlefieldbr.com/2016/11/battlefield-1-se-torna-o-maior-lancamento.html chega ser irônico COD se afundando e BF tomando seu posto!!

          Já a campanha eu achei um ponto muito alto, por retratar muito a verdade, tanto é que algumas pessoas foram contra, fazer esse tipo de coisa, dizendo que estão tratando assunto serio como brincadeira, infelizmente existe quem pensa assim..
          No prólogo do jogo cada vez que você morre muda de soldado como, se sua vida não fosse nada, e é justamente isso na guerra!
          Fora que não tem aquela babação de idolatria americana de por a bandeira do EUA e passando a ideia que eles sozinho venceram a guerra.
          È um jogo que passou uma abordagem muito seria sobre os fatos, infelizmente são 5 capítulos apenas como eu queria mais!
          Mas as pessoas sempre procura algo para criticar, e foram falar que algumas armas que existe em BF1 mal foi utilizado na guerra, é verdade, mas preferem procurar detalhes para criticar do que reconhecer que o jogo está excelente.
          Eu não vejo nada genérico nesse BF, campanha muito boa, pela forma crua e sincera como eles trataram o tema, e um multiplayer espetacular.

          Meu ponto negativo vai para passe de temporada, que está muito caro!

  4. O que eu entendi é que não está tendo novos usuários e sim os mesmo que já tem PS4, apenas trocaram por uma pro,ou o argumentode exclusivos não é tão importante assim.
    E realmente uma dessas duas coisas faz sentido!

    Eu fico com a segunda que exclusivos não é tão importante como as pessoas dizem, é legal ter, é o diferencial de um console para o outro, mas em vendas é um pouco frustrante!!

    Uncharted 4 é o jogo mais badalado em aspectos técnicos, mas que perde para lavada para fifa que é uma franquia anual, que praticamente muda só o uniforme e mesmo assim venda muito mais!!

    Se pegar do xone então as coisas é até pior, Tomb Raider, gastaram uma fortuna para ter um ano de exclusividade e vendeu super pouco!!

    Na minha opinião exclusivos está cada vez mais perdendo espaço…

    Os uncios exclusivos que vende por nome são os da Nintendo, já do Xbox e Playstation, é mais marketing do que sucesso entre os jogadores casuais..

  5. Todos os jogos da ps4 normal, podem ser jogados na pro??
    Mesmo aqueles que não receberam paches?
    Eles vão correr melhor, não é?

  6. Já que muito foi falado no não aumento de vendas(aumento que pode ter acontecido, mas não ficou no top40), um possível anúncio da expansão do jogo na PS Experience PODERÁ mudar essa realidade.

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*



*