Hey Microsoft… a Xbox One é uma consola… con-so-la… sabem?… para jogos…

A Microsoft continua a olhar para a Xbox One como algo que, por acaso, também dá para jogar jogos. Inicialmente foi a apresentação onde se falou mais de Tv do que de jogos, e agora… quer usa-la nos pequenos negócios.

xbox business

Sinceramente já ponderamos a hipótese de deixarmos de falar da Microsoft. As situações caricatas são tantas e umas após outras que quando relatadas até dá a entender má vontade contra a empresa. No entanto a realidade é uma só: Quem não se quer molhar… não se põem à chuva. E a Microsoft quer-se molhar pois não há forma de sair da chuva.

Se já não tivesse bastado o facto de a apresentação da Xbox One, uma consola de video jogos, ter dado mais atenção às suas capacidades como cable box, do que propriamente às capacidades como consola, o facto de empresa ter tentado implementar um DRM draconiano que afastou inclusivamente os seus mais aguerridos fans e do qual acabou, posteriormente por desistir e do facto de reservar 25% das performances do CPU, 10 % das performances da placa gráfica, e 37,5% da sua RAM para as funções TV, parece que levam a acreditar que a Microsoft não pensou na sua consola como aquilo que ela é, uma consola de jogos que poderia ter funções adicionais interessantes, mas uma máquina multi-funções que não é especializada em nada, e que também corre jogos.

E quando recentemente tudo dava a entender que finalmente a Microsoft parecia ter assentado e as conversas sobre a Xbox One rodavam à volta de jogos e exclusivos, eis que uma divisão da Microsoft, a Small Business Division e que se dedica à criação de produtos para pequenas empresas, vem anunciar que possui o produto ideal para estas empresas usarem nos seus negócios: Uma Xbox One…

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Na sua página, podemos ver uma mensagem de Marques Lyons, Microsoft Xbox MVP e Director do Consumer Camp, que anuncia as virtudes da Xbox One para os pequenos negócios. E como virtudes refere o suporte Skype, Skydrive, o Wi-Fi Direct com suporte SmartGlass, o Internet Explorer e acesso às web apps do office, bem como futuras aplicações.

É curioso como a Microsoft refere esta situação. Como é que a Microsoft planeia integrar o Skydrive com a Xbox? Vai-lhe dar integração com os softwares de gestão e facturação internos das empresas? Ou a Xbox é só para usar o word e o excel… na web?

Não se estará a Microsoft a esquecer que para essas situações existem PCs bem mais baratos que a Xbox e que são capazes disso e muito mais? E não se estará igualmente a esquecer que a sua própria empresa vende sistemas operativos e software de escritório para essas mesmas empresas usarem nesses pcs?

Sinceramente Microsoft, foca-te naquilo que a Xbox One é… Uma consola de jogos. Há ainda muitas pessoas que acreditam na Xbox como uma poderosa consola. Não as decepciones e dá-lhes o que elas querem, uma consola de jogos com extras e não uma caixa de extras que também corre jogos.

Publicidade

Posts Relacionados