Horizon: Zero Dawn passa os 7.5 milhões de cópias vendidas

É o novo IP melhor sucedido de sempre na Playstation.

Ouvir várias empresas a virem dizer que os jogos Single Player não vendem é das maiores falácias de sempre, e uma que, diga-se, desmontamos já de forma simples, com uma análise aos números de vendas.

Mas se isso não bastasse, Horizon: Zero Dawn vem agora comprovar uma simples realidade, a de que um jogo que seja bom, vende de qualquer maneira, seja single ou multi.

Horizon: Zero Dawn é um novo IP, o que quer dizer que não possui nome no mercado! Não é um jogo como Battlefield, Fifa, Call of Duty ou GTA que, mesmo que numa iteração de pior qualidade, vai vender sempre pela fama que já conseguiu alcançar ao longo dos anos. Mas mesmo assim, o jogo, segundo informações oficiais da Sony, alcançou já os 7.5 milhões de cópias vendidas, o que o torna no novo IP melhor sucedido de sempre na Playstation.

Recorde-se que, para além de ser um novo IP, estamos a falar de um jogo Full Price, e de um exclusivo Playstation, ou seja, um jogo cujas vendas estão limitadas a esse mercado. É igualmente um jogo Single Player, um jogo sem Loot Boxes, e um jogo que possui apenas um único DLC.



Mesmo assim, vendendo 7.6 milhões de cópias e tendo custado apenas 50 milhões a produzir, este jogo já produziu receitas e lucro para se pagar, bem como para suportar o desenvolvimento de uma continuação.

E em quanto tempo… em 1 ano!

Para um novo IP, trata-se sem dúvida de valores impressionantes.

 



Posts Relacionados

  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

eu tenho uma leitura diferente, mas tudo bem, cada um analisa os números conforme acha que deve. é o copo meio cheio ou meio vazio. Agora na minha perspectiva quando uma empresa cria um produto que passado 1 ano de mercado, e sabendo que o grosso das vendas são maiores nos primeiros tempos e consegue uma percentagem de vendas de pouco mais de 10% dos seus clientes, parece-me que a Sony não está a entregar o tipo de jogos que os seus clientes mais desejam, somando todas as vendas de exclusivos AAA da PS4 e dividindo pelos anos que a consola está no mercado e dividindo pelo número de consolas chegamos a um valor inferior a 1, ou seja os clientes PS4 compram em média menos de 1 exclusivo AAA por ano…não me parece que sejam resultados brilhantes nem que demonstrem que os exclusivos na PS4 são uma força a ter em conta…mas enfim, quase que aposto que a Sony concorda comigo…

A Nitendo será a unica que se pode gabar de os seus exclusivos terem um peso significativo no negócio, os AAA da Nitendo tem cotas superiores a 50% da base…a sony se fizermos bem as contas se calhar até fica atrás da MS…mas estou com preguiça para fazer esses cálculos

Livio
Visitante
Livio

Mais uma vez comparando com a base?

10% = 7,5 milhões. Será que este valor não quer dizer que vendeu muito?

Livio
Visitante
Livio

É como Mário diz “é interessante trabalhar com números” dependendo do contexto se algo não vai bem a marca utiliza os números para dar a impressão que vai bem ou se algo vai bem utilizam os números para rebaixá-lo.

Os mesmos 7,5 milhões do HZD correspondem a 20,8% dos donos do Xbox.

Eu não faço parte desta média visto que a cada ano compro no mínimo 2 exclusivos, em 2017 foi HZD e GTS, em 2016 U4 e TLG, esse ano GoW, Detroit(25/05/18) e quem saiba se saírem Ghost ou Days Gone

Netto
Visitante
Netto

Quanto vendeu GTA 5 só no PS4?
Quanto vendeu o último Cod só no PS4?
Quanto vendeu Gears ou Forza 7 só no One?

Quanto vendeu Pugb só no One?

Qual o percentual, já que o que importa é quantos % o jogo vende na base instalada.

bruno
Visitante
bruno

Bem podes apostar, que perderás…

Notícia de última hora:

http://www.eurogamer.pt/articles/2018-03-02-sony-promete-jogos-exclusivos-apelativos-e-poderosos

Ao contrário do que dizes, a Sony continua focada nos exclusivos e tem reiterado isso ao longo do tempo, mesmo quando o GaaS foram publicitados até à exaustão como a NextBigThing.

Sobre a Nintendo, achas? Só houve um caso excepcional que conseguiu números impressionantes… o Wii Sports para a Wii que chegou aos 80% da base. Tudo resto na Wii ou em qualquer consola já cai abaixo dos 50% da base.

A não ser que queiras dizer que todos os jogos devem ser desse estilo (A MS é capaz de discordar porque fez um para o kinect na ONE e não correu lá muito bem), acho melhor que procures outro argumento.

Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Bruno, lembrando que o Wii sports já vinha no Wii!

Ewertom
Visitante
Ewertom

Mário vou te responder aqui no resposta do Edson Nill que é um fã da Nintendo como eu.
Não tem como negar que exclusivos vendem consoles,eu compro consoles pelos seus exclusivos,mas sei que tem pessoas que não o compram para esta finalidade,mas como eu falei cada um com seu jeito de pensar e agir(desde que não passe do limite)
Realmente a Mic foi muito mal mesmo com suas politicas iniciais a ponto de dizer asneiras e focar seu console em uma central multimídia e console em segundo plano,como você mesmo disse os $100 a mais estavam lá e houve mudanças,mudanças para melhor,mas também concordo que desde o meio de 2106 a Mic se afastou,enquanto a Sony nos mostrou jogos e muitos jogos.Tanto que adquiri meu PS4 para jogar U4 e lógico o The Last of Us,mas confesso que fiquei chateado com o Last Guardian e o Horizon,mas dizer que o PS é ruim é mentir descaradamente.
Mas realmente digo te que falta novas IPS e jogos com Halo 6 e afins.Para tentar mudar esta panorama que a Mic se enfiou.O console é bom muito bom,mas do jeito que esta indo a Sony com seus lançamentos para este ano vai dificultar ainda mais a situação,pois tanto a Sony e a Nintendo esta resposndendo com jogos e isto não tem como negar que a Mic não esta fazendo na mesma proporção.

bruno
Visitante
bruno

Ewertom, eu tenho lido todas as tuas mensagens neste artigo, e ainda não entendi onde queres chegar.

Pelo que acabas de descrever aqui, não concordas com o Vitor, mas quando te respondi da primeira vez parecia que concordavas com o que ele dizia.

Pelo que me respondeste da última vez, afinal não tem nada a haver com isso… por isso, de que é que, exatamente te estás a queixar? Qual é o teu ponto de vista e porquê de tudo isto?

Ewertom
Visitante
Ewertom

Se ta brincando Bruno que você ainda não entendeu.
Rapaz eu somente defendi um ponto de vista de um user que foi contrário a matéria pela sua visão pessoal,eu não penso igual,pois sempre compro consoles pelos exclusivos,mas tenho em mente que este não é fator para muitos utilizadores.
O que achei chato é que quando alguém relata uma opnião contrário sempre é taxado de fanboy verde,que não enxerga o mercado como ele é,mas é uma visão pessoal da pessoa e temos sempre que lidar com isso.
e sempre isto não acontece,por isto que estou de retirada de chats,passei da idade de ficar discutindo com alguém sobre games,nós temos que jogar e se divertir e não discutir algo que não terá fim.

bruno
Visitante
bruno

Desculpa Ewertom, mas é porque não faz sentido, por isso pergunto. E não, não estou a brincar, tu é que foste falando de coisas completamente distintas, sem chegar a dizer coisa alguma!

Tu dizes que estás farto de as pessoas insultarem… mas o ponto é até ao teu primeiro comentário, ninguém insultou fosse lá quem fosse. Refutou-se com dados, mas não se chamou de fanboy cego. Outra coisa que não entendo é: se é isso que realmente queres fazer, porque não foste diretamente a esses comentários, ou que consideraste assim e chamaste a atenção para o tal insulto? Isso era o mais lógico para defender a tua posição, não? Mas, e vais me desculpar, mas não foi isso que fizeste.

O teu primeiro comentário foi à resposta do Mário. E o Mário não chamou ninguém de coisa nenhuma, foi até bastante educado e demonstrou com factos o porquê de não concordar.

E o que tu disseste é que achas que os exclusivos eram apenas a ponta do Iceberg que explicava o sucesso das consolas. Não negavas a sua importãncia, apenas consideravas que era … pequena ou como disseste “a ponta do Iceberg”. E depois acusaste as pessoas de sempre atacarem quem tinha uma visão contrária… mas o ponto é… até àquele teu comentário ninguém atacou. Antes do Mário, tiveste o Livio que também não insultou ninguém. Por isso, de onde veio isso?

Depois eu respondi-te e demonstrei o porquê de aquilo nem sequer ser uma visão… As pessoas podem ter visão que a água não molha. Mas isso não faz com que na realidade não molhe. Há visoes sobre coisas que não podem ser comprovadas, mas quando essas visóes são completamente refutadas por factos, não são visões… são mentiras. E foi a um comentário que é falso, que se respondeu. Achas que isto está errado? Há assuntos subjetivos e objetivos no mundo. Estamos a falar de números.

O utilizador em questão pegou num jogo singleplayer que vendeu quase 8 milhões num ano e chamou-o de … fracasso. E em que é que se baseou? Em percentagens… O utilizador disse que o jogo era um fracasso porque representava apenas 10% da base. Apesar do melhor vendido representar apenas de 20% da base, apesar de o que ele diz raramente acontecer em qualquer jogo.

A tua resposta a mim foi questionar o passado: que exclusivos garantiu á PS3 sucesso, foram os exclusivos ou a descida de preço, se não é um exagero criticar a falta de exclusivos da ONE que os comentários são todos biased e não fazem sentido… basicamente o papel dos exclusivos, ou pelo menos, a sua importãncia no esquema geral das coisas. E o ponto é, fora isso, que toda a gente respondeu antes de ti com dados. Ninguém começou com aquilo que acusaste!

Depois o Lívio pega no teu último ponto e faz-te ver que em 4 anos de Phil Spencer a situação nos exclusivos até piorou e que houve mais que tempo para cumprir a promessa e desenvolver novos títulos.

A tua resposta é que os argumentos são sempre os mesmos (não refutas nada, nem vais no mesmo assunto), que quem tem uma opinião contrária é sempre fanboy disto ou daquilo, dás o exemplo do Mario kart e colocas a questão de porquê desse jogo ter chegado aos 35 milhões se foi do jogo, ou da consola que estava a vender muito e se isso também não se aplicava à PS4, afinal as pessoas sairam da Xbox para jogar TLoU e deixaram Halo, outro exclusivo, para trás? Que as pessoas continuam a dizer que a Xbox não tem jogos (até àquele teu comentário ninguém disse isso), apesar de o dono do site ter demonstrado o contrário. O que é que isto tem a haver com os 8 milhões de vendas de HZD? O que é que tem a haver com o comentário do Livio?

Depois o Livio respondeu-te com algo que eu também te disse: que esse argumento já foi usado muitas vezes e que já muitas vezes se provou que é falso como eu mesmo aqui o fiz.

E a tua resposta nem foi contradizer, foi perguntar se todas as opiniões contrárias serão taxadas de caixistas (mais uma vez, não é uma opinião que possa ser considerada quando os factos, diabo, a lógica prova o contrário).

Portanto, desculpa mas não entendo. Não concordas com o Vitor, mas náo concordas que se contradiga o Vitor. Abusas toda a gente de ser insultuoso ainda antes de alguém ser insultuoso. Desculpa mas não entendo.

Já pensaste sequer na necessidade que alguém tem em chegar a um artigo que noticia que um jogo vendeu 8 milhões de cópias e dizer que isso é pouco e que quem fez este jogo náo está a dar às pessoas o que elas querem?

E essa atitude não julgas? Porque defendes isto?

Porque insistes em dizer que isto é uma visão que toda a gente deve respeitar, quando há factos que provam que náo é?

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Bruno só coloquei a questão do Mario Kart somente como comparativo referente ao assunto mencionado pelo Vitor,pois o Carlos Zidane entendeu o que quis dizer,voce pode trazer argumentos que nem sempre as pessoas vão tirar aquilo como verdadeiro ou algo de sua concordância,cada um tem sua opnião e visão de algo que ninguém muda.
Abraços.se você acha que estou errado,pode dizer sempre amigo,minha mente é aberta sempre para discussões saudáveis.
Dei todos aqueles exemplo mencionando a visão dele.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Jogão. Aguardando a sequência. Enquanto a Sony tiver bons jogos assim, pode contar comigo como cliente.

bruno
Visitante
bruno

@Ewertom,

Relativamente às tuas questões, o Mário já te respondeu ao que ocorreu com a PS3. E mais uma vez, não é novo, já foi algo muito discutido aqui. Sobre os 900p vs 1080p, já fizeste essa acusação antes, te retrataste e agora vens com ela outra vez. Os artigos do inicio desta geração estão ainda estão ativos… por favor indica as secções onde se disse que o que importava era apenas os 900p vs 1080p. Eu não me recordo de ti dessa altura, nem da tua participação nas discussões e por isso me ponho a pensar de onde é que todo este teu discurso vem. Antes fui eu que dizia que a Xbox não prestava por causa dos 900p, agora é no geral que se dizia isso. O que me parece é que queres por toda a força que isso seja verdade.

O Phil Spencer, desde que entrou em funções em 2014 que vem prometendo exclusivos e salientando a sua importância chegando até a elogiar os trabalho da Sony com jogos como The Last of Us e a ND. Tudo o que se esperaria é que daí para a frente, a MS seguisse uma filosofia similar… foi isso que ocorreu? Não. Tiveste cancelamentos, fecho de estúdios e uma redução enorme do investimento em exclusivos que culminou num ano em que até tiveste uma consola sem jogos para a publicitar na E3 (falo da conferência de 2017). É disto que toda a gente está a reclamar. Ainda para mais quando tens, após o lançamento em 2017 da ONE X, o Phil a declarar que agora o investimento iria começar… Agora? Quando desde 2014 vem sendo prometido? Mas que raio aconteceu?

Sobre o Mário Kart e o porquê de ter conseguido vendas desse volume dois pontos. Primeiro são 30 milhões em 150 milhões… Isso são apenas 20% da base. Percentualmente ocupou mais Halo na Xbox original que este título… Quer isso dizer que vendeu mal? Segundo, reparaste com certeza que a Wii, fora os exclusivos não recebia mais nada… foi um produto com um publico muito especifico que escapou ao que o mercado tradicionalmente fazia e apesar de ter tido sucesso, também signficou que em termos de thirds não teve muitos títulos lançados para ela. Falo de séries como CoD, Skyrim, Fallout, GTA etc. Isso signfica que o grosso do seu catálogo eram exclusivos e quando a oferta é pouca o pouco que há vende mais.

Em segundo, duvidas sequer que tenha ajudado nas vendas? Retira-lhe os exclusivos e vê os jogos com que ficas nessa consola… achas que teria vendido o que vendeu, tendo em conta que o grosso do software dessa consola que lhe garantiu vendas até foi o que a própria Nintendo preparou? Repara noutro fenómeno, as Amiiboo. A Wii-U foi um fracasso, mas as Amiiboo um sucesso comercial enorme. E olha agora para a Switch em que até chegaste a ter o software vender mais o que o número de consolas vendidos. Duvidas sequer que a Nintendo venda por causa dos exclusivos?

Porque é que toda a gente deixou de jogar Halo para vir para a PS4 jogar Uncharted e TLoU? Porque se fartaram? Porque queriam experimentar algo novo? (Daí sempre se defender a variedade e a inovação como essenciais ao sucesso?) Halo é uma série que já chega desde 2001, com 5 entradas e alguns a dizerem que a história terminou no terceiro com os dois últimos a deixarem a desejar. Uncharted e TLoU são séries mais atuais e recentes, por isso, talvez? O que te posso dizer é que efectivamente isso ocorreu. Com o remaster de TLoU na PS4 a ser um sucesso e U4 a ser o melhor vendido da série.

Ninguém aqui nega que o que a Xbox fez no inicio prejudicou a consola e irritou e muito os clientes. Mas o ponto é… a Microsoft voltou atrás em tudo o que fez e introduziu muitas melhorias na consola (reotrocompatibilidade, novas versões com desgin melhorando, saída do kinect e do DRM…). E chegou a alturas em que até vendeu mais que a PS4. A única coisa em que a MS não combateu a Sony foi nos exclusivos! Aí teve um retrocesso enorme face ao que fazia anteriomente. E curiosamente, não conseguiu inverter a tendência.

Deste o exemplo da PS3 vs 360 acima… Negas que a PS3 também foi lançada em escândalo? Negas que a PS3 também teve uma aposta muito forte nos exclusivos lançando títulos que foram muito bem recebidos pela crítica? Negas que a PS3 sempre teve um preço acima da 360, apesar das descidas? negas que a PS3 que chegou com um ano de atraso envolta em polémica, terminou a geração empatada com a 360?

E depois… deixo-te algo que reparo nos comentários. Sabes qual a conferência que tem mais opinióes e mais discussão? A da Sony. Não é a da Microsoft é a da Sony. Sabes como sei isto? Porque fiz para este site artigos em 2015 sobre as conferências e o grosso dos comentários foram sobre os anuncios da Sony e não da MS. E antes que digas que é por o site ser azul, na altura tinhamos o Fernando e muitos outros claramente verdes aqui a comentar. E o engraçado é que esses senhores tinham pouco a dizer sobre a conferância da MS mas muito sobre a da Sony. Porque será? Porque gostam da consola, ou porque mesmo eles esperam pelos anuncios?

Ewertom
Visitante
Ewertom

Bruno o que esta em causa aqui não é este seu assunto e sim o que venho vendo a muito tempo.Esta história eu conheço bem do PS3,mas o que esta aqui é que caso um user não concorde com a matéria é chamado de fanboy e ignorante,por não aceitar a realidade,mas como disse e repito a você sem ser mal educado ok,por que sei que você é uma pessoa inteligente.
Mas você tem que entender que nem todo mundo vai a favor de sua opnião mesmo ela sendo embasada em fatos.
Mas caso um user pensa o contrário como falei a você é taxado de cego e fanboy e te pergunto onde iremos parar,leia todos os comentários antes de minha entrada e você verá o que falo
Se você ainda não aceite este argumento é um direito seu e jamais vou te chamar de fanboy,pois é uma escolha sua amigo,de boa e tenho certeza que me enganei sobre você naquele dia que te chamei de moleque.Me desculpe amigo de verdade mesmo.Abraços.

Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Lívio, qual o seu canal no YouTube?

Livio
Visitante
Livio

Não tenho canal profissional, só alguns vídeos de gameplay e relatos de erros!

Livio Siqueira

Ewertom
Visitante
Ewertom

Seu videos são muito bons Lívio(só falta uma entrada de chat que seria bem legal se o Share factory proporcionaria),graças a ti conheci o Share Play.Obrigado

Livio
Visitante
Livio

Acho que o único que tem chat foi o vídeo com a demo do RE7, onde uns amigos me desafiaram a jogar perto das 23 horas com a sala no escuro, fui lá e joguei. Fiz o mesmo com o P.T.(ainda o tenho no HD do PS4)