Horizon: Zero Dawn usa o GPGPU de formas inovadoras

O uso do GPGPU está longe de ser explorado, e cada vez mais se descobrem novas formas de o usar. Horizon: Zero Dawn para a PS4 usa-o para algo que por norma realizado exclusivamente pelo CPU!

A criação procedural é uma metodologia cada vez mais usada em vários jogos. Ela permite a criação de mundos usando um algoritmo pré definido em vez de se usar algo previamente e manualmente construído. A situação leva a uma certa dose de aleatoriedade, não sendo o resultado igual em todos os jogadores, sendo que uma geração procedural completa leva a coisas completamente diferentes para todos os jogadores. Mas ela pode ser usada de forma mais contida e apenas a situações menos relevantes como vegetação e/ou construção de terreno, em situações pensadas de forma a não afectarem minimamente a jogabilidade, sempre controladas pelo elemento que gere todo o mundo 3D, o CPU.

As vantagens deste tipo de processamento são muitas, como ficheiros mais pequenos, menor uso de armazenamento e de conteúdo, e situações que podem garantir um gameplay menos previsível ou linear.

Basicamente, e como já se referiu das linhas anteriores, este é um tipo de processamento que está associado ao CPU. Este, ao ser o componente de controlo de todo o universo 3D, é quem gere o mundo! Mas a novidade introduzida por Horizon Zero Dawn é que ele vai passar este tipo de geração para o GPU. E em Horizon: Zero Down a geração procedural não se limitará à vegetação e árvores que são os elementos que à partida saltam mais à evidência como menos relevantes de serem geridos pelo CPU. Aqui o GPU será igualmente responsável pela geração aleatória de vida selvagem e a criação de efeitos sonoros associados à mesma, mas acima de tudo pela criação de gerada de elementos de jogo e ambientes completos.

Segundo as palavras preliminares do programador Sénior da Guerrila, Jaap van Muijden, sobre o assunto, e que garante vir a falar mais em pormenor sobre o sistema na Game Developers Conference 2017 (GDC 2017) que ocorrerá em São Francisco no próximo ano, este sistema de geração procedural e colocação de elementos pelo GPU irá de forma dinâmica criar o mundo de Horizon: Zero Dawn em torno do jogador. Não se limitará a rochas ou a arvores, mas sim a todo o cenário que o jogador atravessa, completo com som, efeitos, vida selvagem e elementos de jogo. Jaap promete que irá demonstrar o editor que permite aos artistas a criação de regras de colocação de elementos ao algoritmo do GPU de forma a criar um mundo denso em volta do jogador de forma instantânea. E com ele mostrará como a equipa tornou igualmente fácil a colocação de uma estrada ou uma árvore como mover montanhas ou mudar um deserto para um pantâno tropical.





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Readers Comments (6)

  1. A midia gamer exalta sempre a naughtydog pelos seus feitos nos jogos, e tecnicamente e eles são acima da média mesmo, porém os devs da Guerrilha são tão bons tecnicamente quanto não é a toa que o Kojima escolheu eles, Horizon ZD está com um aspecto incrivel gráficamente falando e agora este componente que promete um mundo vivo, fantastico, de fato figura como um dos principais jogos de 2017.

    Off topic: Mário recentemente Cory Barlog de Gow declarou no twiter que o Game já pode ser jogado do ínicio ao fim o que me faz pensar se em finais de 2017 o jogo poderia ser lançado? tipo eles tem 1 ano pra fazer as otimizações e afinações no game, seria legal começar o ano com Horizon e terminar com God of War.

    • Uma vez comentei em algum lugar de que embora a Sony possua excelentes estúdios e que a ND é a que mais se destaca, existe um estúdio que a Sony com certeza agradece e muito por ter salvado o PS3. É a Santa Mônica! Lembro na época que ela foi a responsável por descobrir novos meios de programar para o CELL, facilitando o processo. Pode ver que em grande parte dos jogos first party do PS3 há agradecimentos à Santa Mônica.

  2. Esse é um jogo que eu estou com expectativa muito boa e cada vez mais ele me agrada.

    Mário off-tópic liberou o trailer gameplay do seasons of heaven do switch o que você acho tecnicamente do jogo?

    caso não tenha visto segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=FdxPyy_2gAE

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