Huawei pode entrar no mercado dos GPUs

A Huawei está a preparar um dos primeiros GPUs discretos vindos da China.

O primeiro GPU Chinês deve vir da Huawei. Não se destina ao mercado de jogos, mas ao mercado de servidores e de PCs de alta performance.

A ideia da Huawei é a criação de um novo ramo, o Cloud and AI Business Group preparando-se para entrar no espaço até agora dividido pela Nvidia e AMD.

Os seus primeiros GPUs serão destinados aos servidores e aos super computadores, usando para o efeito ex engenheiros da Nvidia, bem como um conjunto de novos talentos da Coreia do Sul.

A empresa possui uma grande quantidade de propriedade intelectual neste campo, derivada da criação dos seus SOCs baseados em ARM, tendo mesmo disputado as performances e o lançamento de novos produtos com a Qualcomm in the race to 7nm. Possui ainda o Kunpeng 920, um CPU de 64 núcleos, que consume 180W, e baseado em processadores ARM, que está a ser usado em sistemas empresariais, e pela Tencent para serviços de cloud gaming.



A nível de IA a Huawei possui soluções que disputam as da Nvidia, com o seu Ascend 910 a fornecer356 Teraflops de performance em precisão de 16 bits, que em certos cenários é duas vezes mais rápido que as soluções Tesla V100 da Nvidia.

Este super sistema consume apenas 310 Watts, graças à micro arquitectura Da Vinci, baseada na litografia de 7nm+, possuindo interfaces PCIe 4.0, HCCS, e RoCE.

Mas a IA não será o objectivo principal na criação do novo GPU, pois a ideia da empresa é a criação de cenários de computação genérica de alta performance.



8 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
4 meses atrás

Huawei, mas esta escrito huawey.

By-mission
By-mission
4 meses atrás

Só tem um pequeno detalhe, a Huawei é a Apple chinesa… Estes cobram balurdios por seus produtos!
Se é difícil vender um telefone por 1390,00 imagina que este que não baixa nem a Playstore.

By-mission
By-mission
4 meses atrás

OFF TOPIC:
Mario a Epic Games rompeu com o Android e não queria pagar os 30% de royalties ao Google, passado uma ano voltaram atrás, ao ver a quantidade absurda de dinheiro que CofD Warzone está a fazer no Android!

https://www.eurogamer.net/articles/2020-04-22-epic-finally-releases-fortnite-for-android-on-google-play

Deto
Deto
4 meses atrás

Sera que é mais facil fazer GPU para jogos ou para Servidores?

Pq a AMD tinha GCN que era muito boa para servidor, ruim para jogos.

huawei entra primeiro no mercado de GPUs para servidores.

error: Conteúdo protegido