Ice Team melhora em até 100x as performances do CPU da PS4 para tarefas de Tiling

As novas consolas vão tendo melhorias a cada dia que passa, e a PS4 utiliza um API ainda muito jovem e criado de propósito para a consola, que está em constante evolução. E com uma única alteração, a equipa que desenvolve o software da consola melhorou as performances do CPU entre 10 a 100x, dependendo do caso.

PS4-1-m

A ICE tema veio revelar que conseguiu melhorar as performances do CPU da PS4 em tarefas de Tiling (divisão do trabalho em partes) em um factor que produz ganhos variáveis entre os 10 vezes mais até aos 100 vezes mais.

 

 

Apesar de este ganho particular ser mais importante a nível de performance de ferramentas de desenvolvimento do que em situações de jogo real onde esta ganho é de pouca relevância, o mais interessante desta notícia é o dar a perceber que as consolas, e neste caso a PS4, ainda possuem muitas arestas por limar, e que as suas performances estão em constante evolução. E pelo que vemos os ganhos de performance podem ser gigantes, pois mesmo no seu ganho mínimo (10x), estamos já perante um gigantesco salto nas performances. E nem falemos do caso onde se chega às 100x.

Recorde-se que a PS4 tem um API completamente novo e criado de raiz para a consola, e tal como todos os softwares irá ser apurado e afinado ao longo dos tempos. E é interessante verificar-se que certas partes do mesmo estão ainda muito brutas e podem sofrer alterações que permitem ganhos assim tão grandes..

Este código é ainda uma primeira versão, e está sujeito a melhorias que irão ainda afinar mais as performances.

Mas mais interessante ainda é saber-se que a ICE team que desenvolve este API é parte da Naughty Dog, o que leva a ansiar tremendamente por Uncharted 4 e as proezas que essa equipa conseguirá fazer a puxar pelo hardware da consola.

Publicidade

Posts Relacionados