Impacto do DirectX 12 na Xbox One poderá ser pequeno

Impacto do DirectX 12 na Xbox One será pequeno face aos ganhos obtidos nos PCs.

Recentemente publicamos parte das declarações do CEO da Confetti, Wolfgange Engel, uma empresa que vende soluções middleware de tratamento de imagem e que lida regularmente com os grandes da indústria na produção de vários jogos AAA, e que deu a conhecer que actualmente a Xbox One já possui aplicado um API de baixo nível, e que como tal o DirectX 12 não lhe irá trazer assim tantos ganhos como isso.

Estas afirmações são agora confirmadas pelo Engenheiro de Programação principal e o CEO e Game Director da Flying Wild Hog, que referem que o DirectX 12 terá verdadeiros ganhos no PC, mas que estes serão poucos na Xbox One uma vez que os acessos de baixo nível já estão implementados.

Ora na altura da entrevista com Engel ficamos na dúvida sobre até que ponto este API de baixo nível da Xbox One está disponível a todos os programadores, mas essa dúvida fica agora dissipada uma vez que a Flying Wild não se encontra a trabalhar em nenhum exclusivo. Assim, ficamos a saber que o API de baixo nível da Xbox One está já distribuído a todos nos SDKs da consola uma vez que esta equipa teve acesso a ele.



Assim segundo estes dois senhores, o DirectX 12 “É destinado a descer a sobrecarga nas chamadas de desenho (draw calls) no PC, o que não é verdadeiramente um problema na Xbox One, dado que já existe algum acesso de baixo nível lá presente. Mas ter um API em múltiplas pataformas desce o tempo de desenvolvimento“.

Estas frases parecem confirmar o que já sabiamos das palavras e slides da própria Microsoft, a Xbox One possui já um API de baixo nível que é a base de todo o trabalho do DirectX 12, e isto apesar de ainda não possuir a implementação total do API (possui apenas o núcleo principal).  O que se esclarece agora é que não são apenas as empresas que trabalham em exclusivos que possuem acesso a este API, mas este está actualmente acessível a todos. Muito certamente a mesma versão incompleta do API a que a Turn 10 teve acesso para Forza 5, pelo que são ainda esperados ganhos na Xbox One com a implementação total, mas longe dos ganhos que se obterão no PC pois parte dele está já activa.

 Fonte: GamingBolt



Posts Relacionados