Jul 192012
 

Há quem use impressoras 3D para imprimir bolos e mesmo sapatos. Mas se é assim porque não pensar em grande? Mas mesmo grande.

E não, não estamos a pensar num bolo maior ou nuns sapatos tamanho 48, mas sim em algo maior. Uma mesa? Maior… Um carro? Maior… Uma casa?Maior… Um avião? Bingo!

Ora se as impressoras 3D conseguem imprimir produtos resistentes, porque não imprimir um avião completo com resistência suficiente para voar? Apenas seria preciso uma impressora maior, e o uso de diversos tipos de materiais para impressão.

E Bastian Schafer da Airbus pretende mesmo avançar com essa ideia, e tal foi revelado num artigo da revista Forbes a que o Wirek UK deu o devido destaque.

A ideia é criar uma impressora do tamanho de um hangar (cerca de 80*80 metros), e que usando diversos materiais que poderiam ser derretidos e moldados pela impressora, moldaria o avião por completo. E isto não só diminuiria o custo de produção, o peso das peças, bem como eliminaria as juntas estruturais, criando-se um aparelho com uma resistência uniforme.

Ainda no que toca ao peso das peças, esse seria provavelmente o maior ganho, com a Airbus a estimar que um avião impresso seria 65% mais leve do que um produzido pelos métodos tradicionais.

Mas isso seria em 2050… para já, a nível de aviões impressos em impressoras 3D temos de nos contentar com o do vídeo. E sim, também voa!


Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.