Insider Thuway foi exposto. Mas será que isso o torna menos fiável?

É muito comum as pessoas começarem a criticar insiders por estes falharem. Mas não será isso uma atitude hipócrita? Será que eles são obrigados a ter sempre razão?

exposto

Recentemente Ashan Rasheed, um conhecido insider que dá pelo nick name de Thuway, foi exposto pela Naughty Dog por este ter afirmado que a empresa iria fazer uma apresentação privada a alguns membros da imprensa do seu jogo Uncharted 4. Nesse sentido a Naughty Dog desmentiu Thuway, negando tal facto e pedindo que não criasse mais situações do género.

Eis as afirmações dos respectivos Tweets:

Thuway: “BTW Uncharted 4 is being shown behind closed doors. I can’t talk about it. The press is lucky tho. 🙂



Naughty Dog: “No behind closed doors demos of #Uncharted4, trailer only. @thuway, appreciate it if you not create unnecessary work for us + our PR staff

Naturalmente muitos poderão dizer que com esta situação Thuway perdeu a credibilidade. Afinal não é a primeira vez que erra!

Mas a verdadeira questão é! Também não é a primeira vez que o que refere se confirma!

O que as pessoas necessitam de ter sempre presentes é que os insiders são apenas pessoas que tem acesso a rumores vindos de pessoas ligadas à indústria, e que aceitando aquilo que lhes é dito, divulgam. Ora esta situação leva a que muitas vezes o que lhes é dito seja verdade, outras vezes seja mentira. Não há aqui milagres.

Ashan Rasheed é um médico. E como tal possui pacientes e colegas com pacientes, e esses pacientes são pessoas da industria dos videojogos. Daí que Rasheed tenha acesso informação diversa, que lhe é referida e que ele divulga.

A questão é que tudo isto são apenas rumores. E rumores não são notícia!

No entanto, apesar de não serem notícias pois não são factos, quem vier dizer que não quer ouvir estes rumores, está claramente a mentir.



O actual jornalismo baseia-se muitas vezes em rumores. E as pessoas querem ouvir! Onde a informação pode falhar é se o rumor for passado como algo mais do que aquilo que é: Um rumor.

Aqui Rasheed claramente falhou, e a Naughty Dog publicamente deu isso a conhecer o que tornou a situação mais divulgada.

Mas a questão é: Desde quando um Insider está sempre certo?

Esta situação deveria ser compreensível. São pessoas que como já referido possuem acesso a informação de fontes supostamente credíveis. Mas essa informação pode falhar. Esse é o motivo pelo qual quando há informações de insiders nós aqui na PCManias damos a notícia assinalando-a claramente no título como RUMOR, e até referimos muitas vezes no texto que a mesma deve ser tomada com uma pitada de sal. O motivo é que não há certezas sobre o que ali é dito. Pode ser errado… mas o historial da pessoa comprova que… Pode ser certo! Ou seja, estas pessoas tem um historial onde efectivamente as informações divulgadas se mostraram correctas. Apenas não o são é sempre.

E este é o motivo pelo qual as pessoas seguem estas pessoas e querem ouvir o que elas tem a dizer. Afinal o que é dito tem grandes probabilidades de se confirmar, e desde que devidamente passada a mensagem como sendo um rumor, nenhum mal advêm ao mundo.

Parece assim um pouco criticável a atitude de pessoas que querem ouvir estes rumores, mas depois vem criticar quando eles falham. Há aqui claramente falta de percepção da realidade, e acima de tudo um esquecimento de um facto básico: É um rumor.

E se realmente as pessoas não os quisessem ouvir nem sequer sabiam que eles existiam. Mas isso não acontece!

A verdade é que mesmo as fontes mais credíveis no jornalismo falham. Todos os dias vemos notícias que não se comprovam, e o motivo é que o jornal ou revista se antecipou acreditando numa fonte que se revela credível, mas que naquele caso… falhou. Isso não torna a fonte menos credível pois o facto de ter um historial de acertos revela que a mesma continua a ser alguém a tomar em conta. E então a culpa aqui não é da fonte, mas sim de quem dá a notícia. É que ao tomar a mesma como uma realidade e não como um rumor, altera os princípios básicos do rigor da informação.

Mas essa situação vocês não terão aqui na PCManias, onde os rumores serão sempre dados como rumores e não como notícias factuais. E isso estará sempre bem claro! Daí que com este tipo de notícias bem claro, não há que criticar os insiders.



Posts Relacionados