Instalar as aplicações da Google no Mate 30 é algo que demora apenas alguns minutos.

As limitações criadas por Trump não impedem a Huawey de aceder aos serviços da Google!

Durante muito tempo houve dúvidas sobre que sistema operativo equiparia o Mate 30. Mas agora com a sua apresentação as dúvidas foram desfeitas, e o sistema operativo será o Android 10.

Segundo a Huawey, o Android é um sistema operativo livre e no qual a Huawei inclusive participa como criador, motivo pelo qual a sua instalação não pode ser negada.

O que pode ser negado, isso sim, são os serviços da Google, e devido às limitações impostas por Donald Trump, o Mate 30 não virá equipado com elas. Isso quer dizer que o Mate 30 não traz de raiz acesso à Play Store, e a todos os serviços adicionais da Google que equipam o Android.

A grande questão é que esses serviços estão inacessíveis à Huawei. Mas não estão inacessíveis aos utilizadores! Qualquer um pode aceder a esses serviços, e apenas a Huawei está negada de o fazer por questões legais.



Ora a questão é que uma vez o telefone vendido, ele deixa de ser pertença da Huawei, passando a ser pertença do seu comprador. E esse tem direito a instalar legalmente as aplicações da Google.

Daí que a instalação dos serviços da Google seja algo simples. Uma vez o telefone configurado, basta aceder a uma aplicação, sendo que a Huawei até fornece o link de onde ela se encontra, instalar a mesma, e esta instala sozinha todos os serviços da Google no telefone.

Depois, basta um reboot, e tudo fica a funcionar, sendo que o telefone fica completamente idêntico a qualquer outro, e sem que tenha sido detectada qualquer limitação.

Eis um video com o processo: