Intel cria sistema de armazenamento 1000 vezes mais rápido que o SSD

Convenhamos que os discos tradicionais são lentos, e que os SSD são a melhor solução para uma performance ideal. Ou melhor eram, pois até os SSD são lentos face à nova tecnologia de armazenamento da Intel.

3D_XPoint_Die

Se achas o SSD do teu computador bastante rápido, fica a saber que a tecnologia evoluiu e comparativamente ao que há de novo, a sua velocidade é de caracol. A intel, em colaboração com a Micron anunciaram o resultado de 10 anos de pesquisa, o 3D XPoint. É um novo tipo de armazenamento que irá aparecer à partida já para o ano que vem (apesar de não sabermos se nessa fase será já acessível ao público), e que deverá não só melhorar as velocidades de leitura e escrita, mas igualmente a capacidade de armazenamento. A Intel adianta ainda que o XPoint será acessível, mas claro, falta saber o que a Intel entende por “acessível”.

O coração do XPoint é um novo tipo de mecanismo para o armazenamento dos dados pois ao contrários dos discos habituais não usa quaisquer transístores ou memória flash, mas sim uma série de consutores sobrepostos. As células de memória ficam nos pontos de intercepção desses condutores e podem ser acedidas individualmente, sendo a capacidade de ler pequenos sectores de data de forma rápida que torna o XPoint rápido no seu global.

Aliás o XPoint é rápido o suficiente para substituir não só os SSD, mas igualmente a RAM do sistema, pelo que futuramente a distinção entre RAM e espaço de armazenamento poderá mesmo desaparecer só tendo o utilizador de garantir que tem espaço livre suficiente para correr o software. Um pouco como acontece actualmente com alguns smartphones mais baratos (apesar de a velocidade ou qualidade dessas memórias não ser sequer comparável ao XPoint).

Numa primeira fase o Xpoint será ligado aos PCs pelo Bus PCIExpress, pois é o Bus actual mais rápido. No entanto, mesmo este não tira todo o partido das potencialidades do sistema, pelo que um novo Bus deverá aparecer brevemente no mercado.

 

Publicidade

Posts Relacionados