iPhone até vende bem.. Já os iPads… nem por isso!

O iPad é o produto Apple que mais tem sofrido com a concorrência.

iPads

A Apple reforçou recentemente a sua linha de produtos com dois novos iPhones e agora com o novo iPad Air 2 e o iPad Mini 3. Há ainda o novo Mac com ecrã 5K de 27 polegadas.

Ora a Apple apresentou o seu relatório financeiro para o Q4 2014, e com ele podemos ter uma real ideia de como vai o seu negócio!

Se no que toca às vendas dos novos iPhones 6 se regista uma subida nas vendas, já no mercado dos iPads a Apple está em queda contínua quer no que toca a vendas, quer a lucros. No entanto, no conjunto dos dois produtos iOS a Apple ainda faz muito, mas mesmo muito dinheiro.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A empresa refere que no quarto quarto do seu ano fiscal de 2014 que terminou em Outubro, vendey 39,3 milhões de iPhones. Já no que toca a iPads as vendas foram de 12,3 milhões.

Isto trouxe receitas à Apple de 42,1 mil milhões, com um lucro de 8,5 mil milhões.

O iPhone 6 e 6+ venderam 10 milhões de unidades na primeira semana, sendo um recorde absoluto quer para a Apple, quer a nível de mercado.

Já o iPad… esse está pior. As quedas nas vendas tem vindo a persistir nos últimos anos, especialmente devido às alternativas de qualidade da concorrência, particularmente o Nexus 7 e 10, bem como o Galaxy Tab e Galaxy Tab S, os Kindle Fire e o LG G Pad. Agora há ainda o novo Nexus 9 que se revela um adversário de peso!

Com esta queda contínua, o relatório revela que o iPad registou este ano os seus mínimos a nível de vendas.

Seja como for há um factor a tomar em conta e que não pode ser contabilizado neste tipo de relatórios. A durabilidade dos produtos da Apple!

Isso quer dizer que ainda há muitos iPads antigos a serem usados, e que poderão vir a ser trocados por outros iPads dentro de algum tempo. Mas como a Apple manteve o iPad 2 suportado por muitos anos, há agora uma série de modelos no mercado que ainda apresentam boas performances.

Tim Cook não se mostrou preocupado com as vendas, parecendo ter consciência dessa realidade. Aliás o iPad é actualmente o aparelho mais popular usado nas escolas dos Estados Unidos.

O novo iPad Air, com o seu processador Triple Core, e 2 GB de RAM é de longe o tablet mais rápido do mercado. Será que ele vai ajudar a Apple a dar a volta?

 

Publicidade

Posts Relacionados