iPhones e iPads Australianos hackados e bloqueados até pagamento de resgate.

O impensável aconteceu. Um hacker Australiano está a bloquear iPhones e iPads e só os desbloqueia mediante pagamento.

iphone-hacked-ransom

Os produtos Apple possuem uma aplicação denominada Find My iPhone que é suposto fornecer uma forma de recuperar e proteger o aparelho em caso de roubo. No entanto, na Austrália alguém conseguiu hackar e abusar do sistema da Apple e está a usar o mesmo para tornar iPhones e iPads em reféns.

Os donos que foram vítimas do ataque receberem alertas de que o seu aparelho entrou em modo de perdido, recebendo toques e pop ups. Nesses pop ups recebem a mensagem que “Oleg Pliss” lhes hackou os aparelhos, e que tem de pagar 50 ou 100 dólares para recuperar o aparelho.

No entanto o curioso é que a conta de Paypal fornecida não existe. Erro? Ou nunca houve intenção de se receber dinheiro?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente que a Apple está inundada de queixas, é uma situação muito séria uma vez que o sistema da Apple está comprometido.

A recomendação dada é que os utilizadores comprometidos façam um restauro total do sistema após os re-iniciarem de fresco.

De acordo com a Apple a metodologia usada não compromete a iCloud, o que dá a enteder que não há acesso aos IDs e Passwords dos atacados, usando um método que dispensa essa verificação acedendo directamente ao aparelho. Curiosamente a Apple não deixa de solicitar a troca de dados dos utilizadores afectados, o que significa que eventualmente o acesso a esses dados é possível.

Fonte: Huffintonpost, ZDNET

Publicidade

Posts Relacionados